Prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Cidesa) emitiram uma carta aberta solicitando que os 15 municípios do consórcio assumam a administração da BR-163, do Posto Gil até Sinop. O assunto foi discutido em reunião entre os prefeitos do Cidesa no dia 09 e o documento foi entregue ao governador Mauro Mendes na noite desta quinta-feira (10), durante evento em Sinop.
O documento, Oficio n° 05/2022, considera a falta de condições de trafegabilidade, a elevação dos custos de frete, além das mortes que ocorrem na rodovia federal.
Ainda conforme o ofício, os municípios do Cidesa se prontificaram a assumir a administração da rodovia de forma temporária ou definitiva, além de manifestar apoio ao Governo do Estado, referente às futuras ações de duplicação ou manutenção da BR-163.
O documento teve a assinatura do presidente do consórcio, Ari Lafin (prefeito de Sorriso), do vice-presidente, Miguel Vaz (prefeito de Lucas do Rio Verde) e do coordenador da comissão BR-163, Roberto Dorner (prefeito de Sinop).
“Nós não podemos deixar esse assunto esquecido. Esse é um problema grave, que já vem desde 2019. Os municípios estão se colocando à disposição para que, se necessário, fazer parte dessa parceria junto com o Governo do Estado para de alguma forma resolver esse problema da BR-163”, destacou Miguel Vaz.
Além de Mauro Mendes, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve receber o ofício do Cidesa.
São integrantes do Cidesa os municípios de Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.
Cenário atual
Atualmente, a concessão da BR-163 está sob responsabilidade da empresa Rota do Oeste, que pediu em dezembro de 2021 a devolução amigável da concessão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).