Prefeito Miguel volta otimista de viagem a polo têxtil de Santa Catarina

Acompanhados de secretários, o prefeito de Lucas do Rio Verde apresentou potencialidade da cultura do algodão no município e região

Fonte: CenárioMT

colheita de algodão em Mato Grosso
Lucas do Rio Verde tem grande potencial produtivo de algodão (Foto: CenárioMT)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, voltou otimista da viagem a um polo têxtil do sul do Brasil. Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Wellington Souto, e de Governo e Administração, Alan Togni, Vaz cumpriu agenda no Sintex e em empresas têxteis de Blumenau.

Na visita ao Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex) a comitiva apresentou dados sobre a potencialidade de Lucas do Rio Verde e região. A região Médio-Norte e Norte de Mato Grosso possui 4,5 milhões de hectares de área total de plantio, 3,5 de hectares aptos para a conversão de pecuária para lavoura. Em relação ao algodão, são 415 mil hectares de área plantada na safra 21/22, uma estimativa média de produção de 270 @/ha.

Além do encontro no Sintex, a comitiva luverdense aproveitou a viagem para visitar empresas do segmento têxtil.

Produção primária

Miguel Vaz observou que a produção de algodão encontra-se ainda na fase primária, sem conseguir agregar valor à produção. Ele observa que a ideia é buscar mais investimentos para o município.

“Conseguimos fazer esse contato com o setor industrial têxtil daquela região, buscando atrair investimentos neste setor”, assinalou.

O gestor luverdense observou interesse por parte dos empresários que participaram do encontro no Sintex.

“Sempre foi um desejo, como gestor, atrair investimento para a cadeia do algodão no sentido de transformar a fibra em fio. Aqui é o lugar certo para investimento, na fiação, e na sequência, nas outras fases da cadeia. Depois da fiação, nos temos a tecelagem, a tinturaria e na sequência a confecção, propriamente dita”, destacou Vaz.

A busca por investimentos na cadeia do algodão pode resultar na geração de empregos para este segmento.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.