Foi assinado nesta quinta-feira (13) o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal para o armamento da Guarda Civil Municipal. A cerimônia aconteceu na sede da PF em Cuiabá.
Após formalizar o ACT, o prefeito Miguel Vaz lembrou que o processo para reestruturar a Guarda Civil Municipal começou há mais de um ano. Segundo Vaz, o projeto de segurança é um conjunto de ações para fazer com que a segurança pública seja mais efetiva em Lucas do Rio Verde.
“Felizmente essa autorização vem num momento muito importante, pois esse momento é de preocupação, principalmente com as escolas, com os pais, com as famílias. Venha somar com esse momento de tensão em todos os municípios. Então é importante dizer que estamos é recebendo, neste momento uma importante autorização que vai fazer com que a nossa Guarda Civil Municipal armada possa atuar complementando as forças de segurança do nosso município”, destacou.
O gestor adiantou ainda que após conseguir a autorizar para que a GCM possa atuar armada, o município realizará concurso para novos agentes. A ideia é reforçar ainda mais o efetivo disponível. “Com isso, nós esperamos que Lucas do Rio Verde seja referência em segurança pública no estado de Mato Grosso”.
O armamento para a GCM já foi adquirido, bem como foram cumpridos os requisitos para obter a autorização da Polícia Federal, que é a realização de treinamento e qualificação dos agentes.