A Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou novo decreto com medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no município. As alterações estão relacionadas ao horário de funcionamento do comércio e do toque de recolher. No primeiro item, houve ampliação no horário para funcionamento (de 22h para 23h). Já o toque de recolher passa a ser válido de meia-noite até às 5h.
O prefeito Miguel Vaz explicou a flexibilização do novo decreto. “Nós saímos, e esse foi o motivo que alteramos o decreto, de risco muito alto para risco alto. Então flexibilizamos mais uma hora. E a gente espera que nos próximos dias, ao vencer esse decreto, consigamos flexibilizar mais do que estamos ainda se a situação nossa vir a melhorar”.
Por outro lado, Vaz adianta que a fiscalização continuará para que o risco de contágio da covid-19 seja menor, assim como os índices de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, bem como o número de casos ativos em Lucas do Rio Verde.
A respeito dos vários óbitos registrados nos últimos dias, o gestor lembra que as pessoas devem observar as medidas básicas (uso de máscara, álcool para desinfecção de mãos e objetos, distanciamento social e taxa de ocupação de ambientes). Miguel Vaz também orienta que as pessoas ao sentirem sintomas do novo coronavírus devem procurar assistência de saúde de imediato. “Temos o PAM (Pronto Atendimento Municipal) que está de portas abertas. Tratamento, atendimento precoce ele tem trazido ótimos resultados. Então sigamos essa regra”, comentou, assinalando que o número de mortes aumentou em razão das novas cepas de vírus, mais agressivos e que tem infectado de forma grave pessoas mais jovens. “Por isso temos que ter muita responsabilidade e seguir todos os cuidados necessários”.
O decreto tem validade até 20 de maio.