O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, foi eleito presidente do Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental). Ele substitui o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. O mandato é de dois anos e Miguel Vaz terá como vice-presidente Leandro Felix, prefeito de Nova Mutum.
Ao deixar o cargo, Lafin avaliou de forma positiva o mandato. Ele disse que o objetivo inicial foi reativar o consórcio, em comum acordo aos demais municípios. “Foi a busca para que pudéssemos estar unidos em busca em prol do desenvolvimento regional e nós assim o conseguimos”, pontuou.
O segundo objetivo no seu mandato foi estruturar o conselho, permitindo que por meio do Cidesa fosse possível definir pautas de interesse comum dos municípios. “Como da BR 163, que iniciou por interesse dos prefeitos, através do Consórcio de ser uma opção de gerenciamento dessa rodovia”, citou Lafin. O prefeito de Sorriso observou que a ideia foi bem acatada, motivando o Governo de Mato Grosso a formalizar o pedido para a MT PAR assumir a gestão da rodovia federal. “Ficamos felizes, pois foi uma provocação de um consórcio formado por 15 prefeitos”.
Outros assuntos entraram em pauta e estão sendo defendidos pelo Cidesa, como do zoneamento socioambiental, assunto que preocupa os gestores. “Se for aprovado da forma como estava sendo apresentado poderia inviabilizar municípios como Cláudia, União do Sul, Nova Ubiratã em parte e Feliz Natal, por exemplo”, destacou Lafin.
Novos desafios
Após a reunião em que foi eleito novo presidente do Cidesa, Miguel Vaz falou sobre o período em que atuou como vice-presidente. O gestor apontou o bom trabalho liderado por Ari Lafin na reorganização do consórcio. “E por ter trazido para o Cidesa pautas importantes, como por exemplo a BR 163, o zoneamento socioambiental, a regularização fundiária, pautas extremamente importantes para a região”, avaliou.
Vaz adiantou que os próximos dois anos serão desafiadores para colocar em prática vários projetos que visam melhorias para os municípios que compõem o Cidesa.
“Os desafios são grandes, mas a causa é nobre. Então agradeço o apoio dos prefeitos de todos os municípios de terem apoiado meu nome para conduzir o consórcio nos próximos dois anos. Vou me dedicar, é uma responsabilidade ainda maior”, assinalou Miguel Vaz. “O consórcio tem demonstrado ser de vital importância para os assuntos regionais, para nós olharmos para a região do médio-norte de Mato Grosso, pois existem assuntos que são de interesse de todos os municípios”.
O Cidesa é formado pelos municípios de Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.