Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para que familiares de entes sepultados no Cemitério Municipal Jardim da Paz, em Lucas do Rio Verde, realizem o recadastramento dos túmulos. O prazo foi prorrogado em razão da baixa procura até o final de 2021.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Cidade, responsável pelo cemitério, existem 3.586 cadastros. Porém, até semana passada, cerca de 2 mil haviam sido atualizados, o que corresponde a pouco mais de 54%.
A atualização é obrigatória. Caso o procedimento não seja efetuado, haverá a abertura e retirada dos restos mortais que serão levados ao ossuário municipal. Segundo a secretaria, o objetivo é otimizar o espaço do cemitério, já que o local está chegando próximo ao limite de ocupação. Como está localizado em área urbanizada, o cemitério não tem possibilidade de ampliação.
Além disso, o município pretende modernizar o sistema de registro de óbitos e respectivos locais e sepultamento.
Ainda de acordo com a secretaria, há túmulos em situação de abandono, sem numeração e identificação, impossibilitando a notificação de forma direta aos responsáveis por sua manutenção.
Procedimento
Para realizar a atualização cadastral, a pessoa pode se dirigir à administração do Cemitério Municipal, localizada na Avenida Bahia esquina com Avenida Goiás, s/n, Bairro Jardim das Palmeiras. É necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e a certidão de óbito.
Também é possível atualizar as informações por meio da internet. Basta acessar o site da Prefeitura (https://www.bit.ly/2PLgjV7) e anexar cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência e cópia de certidão de óbito.