A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa a população sobre as novas orientações do Ministério da Saúde referentes à aplicação da vacina contra a Covid-19. Por meio da Nota Técnica nº 1203/2021, define-se sobre:
- Prazo entre a vacina Covid-19 e outras vacinas: não é mais necessário ter intervalo mínimo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas em uso no país.
- Pacientes que tiveram Covid-19: intervalo de 30 dias para receber imunizante.
- Pacientes que tiveram Covid-19 e receberam como parte de seu tratamento anticorpos monoclonais específicos contra o SARS-CoV-2, plasma convalescente ou imunoglobulina específica contra o SARS-CoV-2: intervalo de 90 dias para receber imunizante.
Na nota técnica, o Ministério da Saúde explica que “a orientação inicial para a manutenção de um intervalo de 14 dias entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas fundamentou-se principalmente na necessidade de monitoramento mais aprofundado do perfil de segurança das vacinas Covid-19 com o início do seu uso em larga escala. […] No entanto, neste momento, após a vacinação de milhões de indivíduos em todo o mundo, já foi possível acumular um grande volume de dados de segurança destas vacinas em cenário de vida real”.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que, em caso de sintomas gripais, a pessoa deve aguardar até que passem os sintomas para que possa ser imunizada.