Várias ações, entre elas um pit stop, serão realizadas de 16 a 20 de setembro para marcar a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência em Lucas do Rio Verde. A primeira delas aconteceu ontem na região central da cidade e no bairro Alvorada.
Na tarde desta segunda-feira (16), a Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência, em parceria com a OAB Solidária, promoveu o “Pit Stop – Multa Moral” para conscientizar a comunidade sobre a importância do uso correto das vagas de estacionamento preferenciais. A iniciativa buscou educar e engajar a população, destacando que as vagas especiais são um direito assegurado por Lei Federal.
A legislação, regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), determina que 5% das vagas em estacionamentos regulamentados sejam destinadas a idosos e 2% a pessoas com deficiência. A ação reforça a necessidade de visibilidade e respeito a essas normas, fundamentais para garantir a inclusão e acessibilidade a todos.
Nesta terça-feira também será realizado o “Pit Stop – Multa Moral” nos cruzamentos das avenidas Mato Grosso com a Paraná e das Avenidas São Paulo e Goiás, entre 16h e 18h.
Palestra e cinema
A programação terá sequencia nesta quinta-feira (19) com a palestra sobre Inclusão nos Serviços Públicos. Ela será conduzida pelo presidente do Conede, Otair Rodrigues. Foram convidadas Aline Dalmolin, cartorária de Novo Horizonte, e Luciana Pinheiro, advogada em Lucas do Rio Verde. A palestra será no auditório da OAB, no bairro Jardim das Palmeiras.
Outra ação que ocorrerá para marcar a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência em Lucas do Rio Verde é o Cinema Inclusivo. Ela envolverá crianças e jovens atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e ALFAA (Associação Luverdense das Famílias e Amigos de Autistas).