Nesta edição do Show Safra, uma das novidades foi a pecuária. Durante todos os dias da feira, a exposição de bovinos atraiu o interesse dos visitantes. No último dia de programação, palestras com profissionais do setor e homenagens aos pecuaristas da região marcaram o encerramento do evento.
Na tarde de sexta-feira (25), o criador da raça Nelore, Olímpio Risso de Brito, conduziu o painel ‘Potencializando Qualidade e Produtividade da Carne Bovina Através do Melhoramento Genético’, com a participação dos médicos veterinários Matheus Silva e Faber Monteiro Carneiro.
“Eu acho muito bom estar aqui e poder trazer um pouco do nosso conhecimento. A organização está de parabéns pelo evento que faz e, agora, trazendo a pecuária pra cá também”, disse Olímpio Risso.
No segundo painel da tarde, Antonio Ferrarini Branco, professor e consultor PhD em nutrição animal, trouxe a palestra ‘Coprodutos da BR-163 e suas Oportunidades na Pecuária’, com a mediação dos médicos veterinários Breno Malpici Luna e Faber Monteiro Carneiro.
Segundo o professor, Mato Grosso tem 7 milhões de cabeças de gado em um trecho da BR-163 que atende cerca de 40 cidades do Estado.
Ao final do evento, o prefeito Miguel Vaz e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, entregaram lembranças aos palestrantes, em forma de agradecimento. Também foi realizado um desenlace simbolizando a implantação do setor de pecuária na Fundação Rio Verde.
Outras lideranças e pecuaristas da região foram homenageados com o título Boi no Cocho, que é um reconhecimento ao trabalho desempenhado no setor.
“É muito gratificante para a pecuarista receber uma homenagem dessa, não pelo tamanho, mas sim, pelo reconhecimento. Isso faz parte do conjunto e é muito gratificante”, destacou Elson Tirloni, pecuarista de Tapurah que foi homenageado.