O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde deverá contar em breve com uma base de apoio próximo aos bairros Rio Verde e Jardim Primaveras. Os entendimentos entre município e governo do Estado estão bem adiantados. A implantação de uma base de apoio serviria para agilizar os atendimentos à comunidade.
Na última sexta-feira (18), o comandante regional da corporação, coronel Giovani Eggers, falou sobre o assunto. Ele participou de um evento em Lucas do Rio Verde e falou das dificuldades de atendimento de ocorrência que demandam urgência em locais extremos do município.
O quartel do Corpo de Bombeiros está localizado no bairro Tessele Junior. Em ocorrências nos bairros Jaime Seiti Fujii e Jardim Primaveras, por exemplo, os militares não conseguem a agilidade esperada.
“É inadmissível um cidadão ficar aguardando por mais de vinte minutos a chegada do socorro. Então nós temos que estar verificando, fazendo uma gestão e propondo melhorias pra os benefícios sejam lá na ponta pra população que tanto precisa do nosso atendimento”, disse a CenárioMT.
Entendimentos com o município
Coronel Eggers lembra que há poucos dias o Governo do Estado inaugurou uma unidade operacional em Sinop. O Quartel da corporação no município está localizado numa das margens da BR 163. Originalmente ele foi implantado com foco no atendimento de madeireiras, tendo em vista o grande número de ocorrências relacionadas a queimadas.
“Então nós conseguimos atingir esse objetivo lá e aqui também nós já está bastante avançado junto a prefeitura municipal. O senhor prefeito Miguel Vaz já está trabalhando nesse sentido, pra que nós possamos colocar uma unidade operacional, principalmente nos casos de urgência, pra que nós possamos dar uma resposta mais satisfatória, mais rápida, mais efetiva”, declarou.
Efetivo
O comandante regional também aguarda a conclusão do concurso público estadual para a vinda de mais militares para a corporação. Enquanto isso não ocorre, o Corpo de Bombeiros pode aproveitar um projeto aprovado na Assembleia Legislativa.
“Trata-se do projeto do bombeiro temporário, que em breve também nós vamos ter. Essa modalidade, os bombeiros temporários vão ter oportunidade de ficar de maneira temporária na instituição, pra que nós possamos dar maior capilaridade a instituição”, analisou.
Segundo ele, essa iniciativa busca atender municípios que ainda não contam com unidades do Corpo de Bombeiros.
“Acredito que esse ano vai ser um ano bastante produtivo, graças a Deus a pandemia já está indo embora e nós vamos conseguir avançar. Aão só na estrutura física, mas na estrutura de viaturas, efetivo, bem como no preparo técnico profissional dos nossos militares, pra que a cada dia que passe, nós prestamos um serviço com maior eficiência, com a qualidade a toda nossa querida população”, finalizou.