Equipe do Corpo de Bombeiros da 13ª Cia de Lucas do Rio Verde-MT foi acionada para atender uma ocorrência onde uma panela de pressão explodiu. O fato aconteceu na manhã dessa segunda-feira (30) em um restaurante no bairro Pioneiro.
pensar do susto, ninguém ficou ferido, porém o forro da cozinha do estabelecimento ficou danificado.
O subcomandante da Companhia de Bombeiros, Tenente BM Gustavo Corrêa, aproveitou a situação para fazer algumas orientações sobre os riscos de manusear panela de pressão sem tomar alguns cuidados necessários.
Além de certificar-se que a panela tenha o selo do INMETRO, fazer a limpeza correta do utensílio depois do uso, evita que as válvulas entupam e não cause explosões.
“É importante que se faça o desencaixe da borracha de vedação da tampa e lave ela separadamente e após a lavagem, fazer o encaixe correto para evitar qualquer tipo de vazamento. Verificar se a válvula (pino) não está entupida antes do uso. É preciso verificar se há alguma deformidade na borda da panela, caso aconteça, levar para assistência técnica”, alertou Corrêa.
Ao fazer o cozimento dos alimentos, é necessário tomar outros cuidados importantes.
“Fechar bem a panela para evitar qualquer tipo de fresta na tampa. Outra dica é não encher a panela até a boca de água, tem que usar no máximo, dois terços da panela com água ou alimentos, justamente para que a válvula não fique entupida e sempre verificar se ela está funcionando quando a panela estiver no fogo. Se a panela não estiver liberando vapor, a válvula pode esta obstruída”, nesse caso é recomendado desligar o fogo e verificar se o dispositivo antes de continuar o cozimento do alimento.
“E jamais a pessoa deve abrir a panela de pressão assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente e em caso de estar com muita pressa mesmo, ela pode colocar debaixo da torneira com água fria sem erguer a válvula. Lembrando que essa manobra é em últimos casos”, orientou o militar.