Por medida de biossegurança, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde proibiu a realização de quaisquer festas ou eventos públicos e privados comemorativos de Carnaval entre os dias 12 a 16 de fevereiro. O Decreto nº 5.288/2021 apresenta entre as considerações que eventos carnavalescos evidenciam uma probabilidade alta de transmissão e alto risco de agravamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Conforme o documento, a fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária e das secretarias de Finanças e de Segurança e Trânsito, com o apoio da Polícia Militar.
O descumprimento das medidas determinadas acarretará em notificação e multa de 70 UFLs, nos termos do art. 251, inciso I, do Código de Vigilância Sanitária do Município de Lucas do Rio Verde. Em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro.
Fica determinado também que as secretarias municipais competentes se abstenham de emitir qualquer espécie de autorização para realização de eventos e festejos carnavalescos nas datas citadas e que as licenças já concedidas para eventos carnavalescos ficam revogadas com a publicação do decreto.
Ao participar da sessão solene, que marcou a abertura dos trabalhos no Poder Legislativo, o prefeito Miguel Vaz afirmou que não irá tomar medidas relacionadas a lockdown por ora. O gestor relembrou que é preciso que cada cidadão faça sua parte para frear as contaminações por covid-19 em Lucas do Rio Verde.
Atualmente Lucas do Rio Verde está com 148 casos ativos, ou seja, pacientes com a doença no momento:137 em acompanhamento domiciliar; 06 em enfermaria e 05 em UTI’s.
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, Lucas do Rio Verde registrou 8.658 confirmações da doença, com 8.429 recuperados e 81 que evoluíram para óbito.