Lucas do Rio Verde vai aplicar, a partir da próxima segunda-feira (10), vacinas Coronavac em crianças de 3 e 4 anos. A aplicação será feita mediante agendamento que podem ser feitos nos PSFs dos bairros Bandeirantes e Vida Nova, locais onde serão aplicados os imunizantes.
Além da primeira dose para crianças, o município disponibilizará a segunda dose para pessoas com até 17 anos. O envio de 450 doses aconteceu esta semana após atraso na produção e distribuição de doses da vacina Coronavac no Brasil.
“Devido a quantidade menor, a principio vamos disponibilizar em duas unidades de saúde sob a forma de agendamento. As famílias podem ligar nessas unidades, agendar o horário e levar no dia a criança para fazer a vacina”, pontuou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.
A imunização deste público foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho, mas não havia vacinas disponíveis. Desde a autorização, municípios que tinham a vacina Coronavac em estoque puderam disponibilizar para as crianças pequenas, já que o imunizante é o mesmo usado em adultos.
Vacinação
A coordenadora observa que desde janeiro o município iniciou a imunização de crianças maiores de 5 anos. “E tem sido uma vacinação tranquila, sem notificação de evento adverso”, ressalta a coordenadora. “Assim como as outras vacinas, pode ter uma dor no local, uma febre baixa, mais nada que fuja disso”, acrescentou.
Apesar da a vacinação ser feita em dois PSFs, crianças de todos os bairros devem ser imunizadas. Claudia Engelmann explica que a opção pelas unidades do Bandeirantes e Vida Nova foi para atender moradores de bairros adjacentes e que as equipes conseguem comportar essa demanda.
“São vários fatores, a fim de que a gente aproveite melhor o frasco. Ele vem com 10 doses. Quando a gente abre esse frasco, o ideal é usar todas as doses de frasco. Por isso, agendando, otimizando, a gente usar para mais pessoas”, explica Claudia, destacando que abriu o frasco no dia, o ideal é usar em até 8 horas, que é período máximo orientado para uso.
O agendamento é feito apenas por telefone. Os interessados podem ligar para os PSFs XVII Vida Nova (65) 3549-7171 e no VIII Bandeirantes (65) 3548-2386. As duas unidades irão atender em horários habituais das salas de vacinas, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.