Ao longo do último sábado (31), Lucas do Rio Verde cediou a etapa estadual da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As 63 equipes apresentaram seus projetos na parte da manhã e à tarde na Escola Municipal Érico Veríssimo, bairro Rio Verde.
Além de Lucas do Rio Verde, participaram municípios como Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Cuiabá.
Apresentaram projetos, os estudantes de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. Ao todo, 240 competidores participaram da OBR.
A Mariah Clara, estudante da Escola Cristóvão, zona rural de Lucas do Rio Verde, está participando da olimpíada pela primeira vez. “Acredito que estamos nos desenvolvendo melhor com a robótica na escola. Espero voltar o ano que vem”, disse a aluna.
Rafael Juy, coordenador de robótica da Secretaria de Educação explica como o projeto tem crescido. “Este é o terceiro ano que realizamos o evento aqui em Lucas do Rio Verde e triplicou o número de participantes. É um evento tecnológico, que mostra que independentemente da idade é possível que uma pessoa consiga fazer um robô”, acrescentou Rafael.
A 19ª edição da Olimpíada de Robótica é avaliada positivamente com crescimento do número de participantes. “Cerca de 40 equipes que estão participando são de Lucas do Rio Verde. Esta gestão investiu em projetos que fomentam a robótica e já temos vários alunos destaques nas escolas , participando também de competições fora”, comentou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Também estiveram presentes na OBR, representantes do Instituto Federal de Mato Grosso, da UFMT e da Secretaria de Estado de Educação.
“O suporte que a Prefeitura dá a Secretaria de Educação facilita muito a realização do evento. E auxilia no desenvolvimento e a evolução de projetos, a cada ano”, completou o coordenador do estado de Mato Grosso, das Olimpíadas Brasileira de Robótica, Ronan Marcelo Martins.
A competição foi dividida em três níveis:
Nível 0 – alunos do 1º ao 3º ano (entre 6 e 8 anos de idade) do ensino fundamental;
Nível 1 – com alunos do 1º ao 8º ano (entre 6 e 13 anos de idade) do ensino fundamental (podem avançar para fase nacional);
Nível 2 – alunos do 8º e 9º ano (alunos de 13 anos para cima) e alunos do ensino médio e técnico.