Número de notificações de dengue em janeiro é alarmante em Lucas do Rio Verde

Ao todo foram 208 notificações em toda cidade nesse inicio de ano

Fonte: Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz

OTAVIANOXGALVAN 1

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira (04) os números de notificações de dengue, zika e chikungunya registradas em janeiro de 2020 e os dados são alarmantes.

No primeiro mês do ano, o município registrou 193 notificações de dengue, 12 de zika e 3 de chikungunya. Em dezembro de 2019, foram 52 casos de dengue notificados em toda cidade,

De acordo com a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, todo trabalho de conscientização com a população e bloqueio de áreas com focos têm sido feita.

“Devido ao período chuvoso que foi bem intenso nesse mês de janeiro as medidas de controle, bloqueio de casas e investigação têm sido feitas e intensificadas com mais equipes e com horário ampliado de trabalho. Várias regiões do Brasil estão com alerta ligado para os números registrados nos últimos dias, principalmente de dengue, Lucas não é diferente, os índices são expressivos”, afirma a supervisora.

Segundo relatório da Vigilância em saúde, os bairros com mais incidência foram Cidade Nova com 25 notificações, Jardim das Palmeiras com 18, Bandeirantes com 17, Alvorada com 13 e Menino Deus também com 13 notificações.

A ajuda da população é muito importante para o combate à dengue. Não deixe água parada em recipientes, tampe e faça a manutenção de sua piscina e caixa de água, receba os agentes de endemias em sua casa durante as visitas. As denúncias são outra forma de ajudar no trabalho contra o Aedes Aegypti, ligue na ouvidoria pelo 0800 646 4004 ou pelo Aplicativo Lucas Cidadão, lá você poderá tirar a foto do local da denúncia e marcar a localização, facilitando a chegada da equipe.

Caso alguma pessoa apresente algum sintoma de uma destas doenças, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento. Saiba os sintomas de conta uma das doenças citadas pelo link: http://www.saude.mt.gov.br/dengue/pagina/417/sintomas-dengue