Núcleo da Justiça Restaurativa faz círculos de construção de paz em Lucas do Rio Verde e Sinop

As técnicas trazidas pelas facilitadoras nos proporcionaram uma reflexão profunda sobre a importância do indivíduo e dos ganhos na ação conjunta, de forma estrutura, em Rede

Fonte: CenarioMT com Assessoria

24 Circulo em Sinop

Cerca de 90 pessoas que atuam junto ao Judiciário de Mato Grosso participaram de círculos de construção de paz nas Comarcas de Lucas do Rio Verde e de Sinop entre os dias 22 e 24 de junho. Na oportunidade, a equipe do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), coordenado pela desembargadora Clarice Claudino, levou a apresentação de práticas restaurativas a autoridades, servidores e membros de redes de proteção.

“É um evento de sensibilização para que conheçam, de fato, as ferramentas da Justiça Restaurativa. Percebemos que após essas experiências, o engajamento na implementação das práticas é muito maior. A estratégia é que as pessoas, antes de instituírem os círculos em suas comarcas, saibam o que é, tenham a consciência. A partir da formação, eles poderão aplicar no local que trabalham”, explica a gestora-geral do Nugjur, Euzeni Paiva.

A juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Debora Roberta Pain Caldas, elogiou a experiência vivenciada pelo Círculo de Construção de Paz. “A participação nos possibilitou desenvolver fortemente a empatia pela história de cada um dos participantes e ampliou o respeito no patamar do coletivo”.

24 Circulo em Lucas do rio Verde

Justiça Restaurativa

Em Sinop, os participantes foram integrantes de diversas instituições colaboradoras da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e, de acordo com a magistrada, foi possível fortalecer a causa que une o grupo. “As técnicas trazidas pelas facilitadoras nos proporcionaram uma reflexão profunda sobre a importância do indivíduo e dos ganhos na ação conjunta, de forma estrutura, em Rede. O resultado foi fantástico e já estamos planejando outros dois grandes eventos da Justiça Restaurativa em Sinop, para o próximo semestre”, destacou.

Em Campo Novo do Parecis, o evento ocorreu entre dos dias 9 e 10 de junho e a sensibilização já rende frutos. Em agosto, já esta prevista a realização de um curso de formação de facilitadores.

Primavera do Leste

A programação acontece entre os dias 27 e 30, quando serão realizados círculos de construção de paz e ainda ocorrerá a assinatura de um termo de cooperação com o município. O objetivo é ajudar na redução da crescente violência observada nas escolas após o retorno das atividades presenciais. No dia 30, ocorre um Seminário com palestras da desembargadora Clarice Claudino e do juiz coordenador Túlio Dualibi.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.