O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, recepcionou, na manhã desta sexta-feira (01), os quatro novos médicos do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Também participaram do encontro a secretária adjunta municipal de Saúde, Vivian Fávaro, a coordenadora do programa, Denise Scaff Gonçalves, e equipe da secretaria.
O programa tem duração de dois anos e os médicos receberão uma bolsa de incentivo mensal de R$ 8 mil. A proposta do programa é formar profissionais qualificados na área clínica, com uma prática integradora, continuada, atuando em equipes multidisciplinares inseridas nas comunidades sob seus cuidados, voltada à construção da cidadania, desenvolvendo suas ações em bases epidemiológicas.
Os profissionais Ana Flávia dos Santos Boa Sorte, Fernando Tiaraju Quintana, Jessika Sthefane Santos Rodrigues e Merura Anjos Costa Marques receberão, a partir de hoje, uma formação para conhecer o sistema de saúde e na próxima semana integrarão as equipes dos PSFs I e II (Rio Verde), PSF X (Cerrado) e PSF XV (Jaime Seiti Fujii).
Para Merura, que se formou recentemente, o programa será uma grande experiência que será encarada com muita responsabilidade. “Me formei em Cacoal, Rondônia, mas sou natural de Chapada dos Guimarães e voltar ao Mato Grosso e atuar nessa área de comunidade e família me deixa muito feliz, bem no final do curso de medicina eu optei por fazer esta residência e tenho uma expectativa muito boa para começar a atuar e atender a população. Passei em seletivos de outras cidades, mas escolhi Lucas do Rio Verde porque é uma cidade muito bonita, organizada e preparada para acolher os médicos residentes”, pontuou a médica.
A coordenadora do programa destacou que este ano a experiência entre os residentes deve ser diferenciada, pois serão duas turmas em atuação. “Esse é um momento ímpar, pois teremos residentes de turmas diferentes atuando juntos, são muitos desafios, mas também muitas conquistas com essa especialização, criando novos grupos de prevenção, fortalecendo as aulas para os residentes, dando continuidade ao conhecimento e aprofundando as questões de Medicina de Família e Comunidade. São médicos que vão atuar nos PSFs diretamente com o paciente e com as famílias luverdenses, é um olhar diferenciado, a inserção nas famílias, levando em consideração as especificidades de cada um, é um acompanhamento mesmo”, explicou Denise Scaff.
O prefeito Luiz Binotti deu as boas-vindas aos profissionais e desejou um bom trabalho e estudo a todos durante estes dois anos. “Nós precisamos cada vez mais fortalecer toda essa questão de prevenção, atuar mais próximos das famílias e dos pacientes, e é isso que o programa pretende fazer. Espero que os novos residentes se realizem profissionalmente, como seres humanos e como família, e que as expectativas possam ser atendidas”, disse.
Esta é a terceira turma de residentes atuando em Lucas do Rio Verde. De acordo com a coordenação, o programa prevê seis vagas para residência e outros dois profissionais ainda devem ser chamados.