Nova sede da APAE de Lucas do Rio Verde está mais próxima de se tornar realidade

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2024 08 22 at 10.45.12
A APAE, mantenedora da Escola Renascer, é uma das entidades que devem ser beneficiadas com a economia da Câmara de Vereadores (Foto: CenárioMT)

A construção da nova sede da Escola Renascer, mantida pela APAE de Lucas do Rio Verde, está prestes a sair do papel. O projeto recebeu um impulso decisivo com o anúncio de repasse de R$ 5 milhões feito pelo governador Mauro Mendes durante sua visita à cidade no início da semana. A promessa do governo representa cerca de metade dos recursos necessários para a obra, que está mobilizando a comunidade local em uma grande corrente de solidariedade.

Segundo Dora Ceconello, tesoureira da APAE, a estrutura atual da escola, embora construída com esforço da população, já não atende às necessidades dos mais de 200 alunos atendidos pela instituição. “A escola oferece um serviço de excelência, mas a estrutura física e os mobiliários não são acessíveis. Precisamos de um espaço digno para os nossos especiais”, destacou.

O projeto arquitetônico foi possível graças à parceria com um produtor rural que financiou os custos e com uma arquiteta que abraçou a causa. A proposta começou a ser divulgada oficialmente durante o Show Safra Mato Grosso, a convite do presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini. Foi justamente no evento que o governador conheceu a ideia e se encantou com o propósito, assumindo o compromisso de contribuir com metade do valor necessário.

A nova sede será construída no terreno onde funcionava a antiga Feira do Produtor, ao lado da atual unidade. A mudança de endereço deve trazer mais visibilidade para a instituição, que muitas vezes era pouco conhecida até mesmo por moradores da cidade. Além de abrigar a escola, o projeto contempla a criação de oficinas e uma loja de produtos artesanais, com o objetivo de promover inclusão produtiva, especialmente para os alunos jovens e adultos — que hoje representam quase 60% do total atendido.

A campanha de arrecadação já está em andamento e, durante o Show Safra, os voluntários da APAE circularam com camisetas temáticas da nova sede e QR Codes que direcionam para doações. Uma conta específica foi criada para esse fim, e nas próximas semanas serão divulgadas formas de contribuição para que toda a comunidade possa participar.

“Estamos muito felizes e vibrantes. Acreditamos que os outros 50% virão com a ajuda de todos. Esse projeto não é só da APAE, é da cidade. E juntos, com cada um fazendo sua parte, vamos tornar esse sonho realidade”, reforçou Dora.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT