Museu Histórico de Lucas do Rio Verde fará exposição em comemoração ao Dia Internacional do Museu

A exposição contará com peças e utensílios utilizados pelos primeiros moradores do município no exercício de suas atividades

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

museu historico de lucas do rio verde fara exposicao em comemoracao ao dia internacional do museu
Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

Dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional do Museu. Em alusão à data, o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde está organizando uma exposição física sobre a referência cultural “Ofícios e Modos de Fazer”, onde serão expostas peças e utensílios utilizados por pioneiros luverdenses durante a ocupação do município.

A abertura da Exposição Museológica “A Arte de Fazer” será realizada no dia 18 de maio, às 8h, no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador (antiga Flor do Cerrado), e contará com objetos como máquinas de costuras antigas, matracas para plantio de arroz e milho, serra de madeira antiga, pilão, ferramentas e utensílios domésticos, todos do início da colonização de Lucas do Rio Verde.

Segundo o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, vários pioneiros dispuseram de artefatos pertencentes às suas famílias para a organização da exposição.

“São várias peças que compõem um acervo muito interessante e que vai surpreender especialmente aos mais jovens, que nunca viram ou tomaram conhecimento de como o trabalho era executado nos anos 70 e 80 em nossa região. Agradeço a colaboração dos nossos pioneiros, que fizeram doações ou empréstimos desses materiais ao nosso museu para esse tão importante evento”, comentou o coordenador.

Uma ação importante do museu será a recepção às escolas. Os alunos terão a oportunidade de visitar, de forma programada e coordenada pela própria escola, à exposição em cartaz.

“Um dos papéis mais significativos do museu é a promoção do conhecimento. E isso é o que estamos fazendo com esse tipo de exposição. Os estudantes e o público em geral vão poder lançar seu olhar moderno sobre um conceito muito bem definido por nossa equipe, acerca dos modos de fazer das pessoas na nossa história, que apesar de recente, é muito rica”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

A exposição será aberta ao público e acontecerá de 18 até o dia 26 de maio, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador (antiga Flor do Cerrado), fica localizado na Avenida Pará, nº 210, bairro Alvorada, ao lado da escola Eça de Queirós.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.