Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (16) o posto de Saúde da Comunidade Itambiquara, comunidade rural de Lucas do Rio Verde. Moradores acompanharam o ato, que contou com presença do prefeito Miguel Vaz e demais membros da administração municipal.
A reabertura da Unidade Básica de Saúde era um anseio da comunidade local. Os pedidos foram reforçados pela associação local, liderada por Fraguene Graciane, presidente da entidade.
“Não é de hoje que a gente busca a realização de ter o nosso espaço sem precisar se deslocar. Porque o sofrimento, principalmente de quem não tem condições de deslocamento, porque não tem carro, não tem moto, depende dos vizinhos. Isso é um sofrimento, porque a gente sabe que é um direito constitucional”, destacou a moradora.
Moradora da comunidade há 37 anos, dona Fátima Galvão disse que recebeu com alegria a recuperação da UBS. “A gente depende muito de médico, é tão pertinho, bom demais. Nós moramos há muitos anos aqui e é muita alegria”, resumiu.
Atenção primária
A Unidade Básica de Saúde da Comunidade Itambiquara contará com todos os serviços ofertados pela atenção primária do município. Serão disponibilizados atendimento médico, de enfermagem, técnico de enfermagem, odontológico, além de serviços administrativos.
“São os mesmos serviços que a gente disponibiliza na área urbana. Com a mesma qualidade, numa estrutura atendendo os requisitos mínimos para o funcionamento de uma unidade de saúde. Atendimento feito por equipe competente, com toda a humanização pra fazer esse atendimento à população”, explicou a secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura.
O prefeito Miguel Vaz disse que a reabertura da UBS era um sonho da comunidade. Até então, para ter acesso a serviços de saúde, os moradores tinham que se deslocar até a Comunidade Groslândia ou para a área urbana de Lucas do Rio Verde.
“Isso dificultava muito, transporte. A gente se sensibilizou e estamos entregando hoje com muita satisfação, muita alegria, e muito satisfeito de ter feito esse trabalho porque a comunidade esteve e está presente, vivendo esse momento, recebendo esse equipamento público”, pontuou o gestor.
Como a UBS da Comunidade Groslândia passará por reforma, a unidade de saúde de Itambiquara passa a centralizar os atendimentos na unidade. “Até que a gente faça uma unidade nova ou reforme a reforma daquela comunidade”, citou Miguel.
Investimento
O prédio foi ampliado em pouco mais de 43 metros quadrados, passando a contar com área total de 162 metros quadrados. O município investiu cerca de R$ 250 mil para entregar a UBS aos moradores nesta quinta-feira.