Município recebe autorização e em breve agentes da GCM poderão trabalhar armados

Documento autorizando o uso de armamento letal foi expedido no final da tarde de ontem (10)

Fonte: CenárioMT

capacitacao tiro gcm cotia
Foto: Divulgação/Arquivo

Deverá ser assinado nos próximos dias, em Cuiabá, o documento que autoriza os agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde a trabalharem armados. Ontem, o município foi informado sobre a autorização.

Há mais de um ano que a administração vem trabalhando para a reestruturação da Guarda Civil Municipal. Além de mudanças burocráticas, como a elaboração e aprovação do Estatuto da GCM, o processo de reestruturação busca dar condições para que os agentes possam atuar armados.

“Recebemos no finalzinho da tarde de ontem a notícia de que foi aprovado. Nos dirigimos para Cuiabá, estamos aguardando agenda para amanhã ou depois de amanhã, para a assinatura dessa importante autorização, esse importante passo para a nossa Guarda Civil Municipal poder estar armada”, declarou o prefeito Miguel Vaz.

Preparo

Uma das etapas do processo foi o treinamento dos integrantes da GCM. Eles participaram de uma capacitação completa com a Guarda Civil de Cotia, em São Paulo.

Os agentes receberam noções teóricas e práticas sobre o uso de armamento letal.

“A GCM armada fortalecerá ainda mais a nossa segurança pública no município, além do que já temos investido em infraestrutura, em tecnologia, cercamento digital, instalação de câmeras, centro de monitoramento. Estamos avançando no projeto de segurança pública, projeto macro, que contempla várias ações, mas, a cada semana estamos recebendo notícias positivas, de que estamos avançando”, enfatizou Vaz.

As armas que serão usadas futuramente pelos agentes já foram adquiridas pelo município.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.