Município lança edital com 160 bolsas destinadas a atletas de Lucas do Rio Verde

Programa tem como objetivo estimular o envolvimento de jovens com práticas esportivas

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 01 30 at 11.07.47

Foi lançado nesta segunda-feira (30) o edital do programa ‘Bolsa Atleta: Incentivando Campeões’ desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Lucas do Rio Verde. O conteúdo do programa foi apresentado a professores que atuam nas escolas de formação mantidos pelo programa Viva Lucas.

Ao todo o edital contempla 160 bolsas. As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira (31). Os interessados devem procurar a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer e Conselho Municipal de Esportes. Os atletas devem acessar o site da Prefeitura Municipal e consultar o edital para conhecer os critérios adotados para a concessão do benefício.

“É um valor de R$ 364 mil por ano distribuídos em 12 parcelas em 4 categorias, 4 níveis contemplados. O principal são nossos atletas do Programa Viva Lucas que representam o município em competições em nível regional, estadual e nacional. Serão 127 bolsas para essas categorias seleção municipal e as restantes para os demais atletas que obtêm índice em competições regional, estadual, nacional e internacional, que entraria no nacional”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Lopes.

Oportunidade

O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, pontuou que a gestão municipal tem procurado fortalecer o segmento esportivo. Ele elogiou a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer liderada por Jackson Lopes, destacando o ganho que os atletas têm ao desenvolver a prática esportiva.

“Chega um momento em que muitos alunos têm de parar de treinar por, infelizmente, questões financeiras, famílias mais humildes onde o aluno muitas vezes não pode comprar um tênis, participar de algumas competições ou tem que ajudar o pai no trabalho, no dia a dia”, assinalou.

Análise

O Conselho Municipal de Esporte será o responsável pela análise dos projetos que serão apresentados. O vice-presidente, André de Mattos, disse que os conselheiros participou de reuniões para o lançamento do edital, debatendo a importância de oportunizar o benefício aos atletas.

“A gente acabou entendendo que é um investimento que a Prefeitura vem fazer na carreira desses atletas. Foi bastante discutido sobre como funcionaria, de que maneira o dinheiro chegaria aos atletas, que é uma forma direta, sem intermediário”, explicou.

Mattos disse que ainda que foram discutidos critérios para solicitação de bolsa por parte dos atletas, como a idade inicial e limite para enquadramento no programa. Foi definido que o programa atenderá atletas com idade entre 12 e 17 anos.

Incentivo

O Bolsa Atleta é um programa que busca incentivar a prática esportiva e segue uma ideia lançada em Mato Grosso. Lopes explica que há um alinhamento forte com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, que criou o projeto Olimpus. “E nós buscamos informações com o pessoal do Estado e com certeza Lucas do Rio Verde é agraciada com o projeto”.

Programas semelhantes são desenvolvidos em pelo menos oito municípios mato-grossenses como incentivo ao esporte.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.