Município e organização reforçam importância da participação popular na abertura do Show Safra

Evento tem abertura prevista para as 18 horas da próxima segunda-feira (20). Governador Mauro Mendes confirmou presença

Fonte: CenárioMT

IMG 3442 scaled

O Show Safra 2023 inicia na próxima semana em Lucas do Rio Verde. O evento, o maior do agronegócio no Estado, contará com quase 400 expositores, representando cerca de 700 marcas diversas do agronegócio. A abertura do evento acontecerá na segunda-feira (20), às 18 horas, no auditório da Fundação Rio Verde.

O ritmo de trabalho no parque tecnológico que sedia o Show Safra começa a ficar mais forte com a proximidade do evento. A construção dos estandes, por exemplo, vem empregando cerca de mil pessoas para deixar a estrutura pronta para atender os expositores e visitantes.

“O evento é uma cidade que se constrói em processo bastante complexo e bem desafiador. A demanda é muito forte e a expectativa é entregar um evento de qualidade e o público consiga aproveitar bem ao longo da semana”, avalia o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli.

Show Safra aerea
Foto: Divulgação

Em relação a algumas limitações identificadas durante o Show Safra 2022, a organização tem atuado para ajustar para a edição atual. No caso do acesso das pessoas ao parque tecnológico, uma terceira pista de deslocamento entre o parque e a rotatória da FS, onde começa a duplicação da MT 449. Além disso há uma orientação sobre os melhores momentos para o deslocamento das pessoas que estarão trabalhando durante o Show Safra.

A outra limitação identificada foi na praça de alimentação. Para este ano, a organização optou por criar cinco locais onde as pessoas poderão se alimentar dentro do parque para atender aos visitantes.

Sustentabilidade e expectativa

Uma das marcas da Fundação Rio Verde ao longo de sua trajetória foi a buscar por sustentabilidade. E um grande exemplo que o Show Safra deixará e a de promover a edição ‘carbono neutro’. Uma empresa foi contratada para fazer estimativa do que será produzido de gás carbônico para a realização da feira. O levantamento leva em consideração, por exemplo, a movimentação de estrutura e produtos das empresas e de pessoas que participarão do Show Safra. Com base nessa estimativa, a organização promoverá o plantio de árvores para compensar a emissão. A área já está definida para o plantio de árvores.

A organização do evento espera, mais uma vez, alcançar a expectativa de expositores e do público. Mesmo diante de um cenário com mudanças de governo.

“O Show Safra vai ser desencadear para as empresas olharem para frente com cabeça erguida que o Brasil não muda, que o agronegócio brasileiro não é mais orientado pelo governo, ele é orientado pelo mundo, que nós somos um dos maiores fornecedores do mundo. O agronegócio passou a ser de interesse mundial e Lucas do Rio Verde conseguiu mostrar para Mato Grosso e Brasil o potencial, e a importância que o agro ocupa dentro da cadeia, da organização do país”, analisou Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde.

Com o status de maior evento do segmento no Estado de Mato Grosso, o Show Safra mostra o potencial da região médio norte. Eventos desse porte atraem visitantes de outros Estados e por isso moradores de Lucas do Rio Verde devem prestigiar, pois não é só do agro, mas envolve outros segmentos.

“A expectativa desse ano inclusive é de superar os anos anteriores. A gente sabe que o momento político e econômico ainda é de insegurança, de linhas de crédito, principalmente. Mas a gente espera que possamos fazer os pedidos, tem empresas e entidades fazendo suas liberações e a gente espera superar o de anos anteriores. Se a gente chegar no mesmo limite já podemos que está de bom tamanho, mas bons negócios virão”, Eledir Techio, membro da comissão organizadora.

Homenagem

alysson paolinelli
Foto: Reprodução

Uma das características do Show Safra é reconhecer a importância de personalidades que colaboram ou já contribuíram de forma relevante para a sociedade. Por isso, a cada edição é entregue o Mérito O Semeador, que prestigia uma personalidade. Neste ano, o homenageado é o ex-ministro da Agricultura do país entre os anos 1974 a 1979, Alysson Paolinelli. Ele teve responsabilidade no processo de modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promovendo a ocupação econômica do Cerrado. A homenagem a Paolinelli será na terça-feira, dia 21 às 18 horas.

“A gente sempre tem um mistério, revelando quem é o homenageado apenas no dia, mas a gente vai trabalhar dessa forma, pois essa pessoa é grande merecedora desse título, é nosso ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Ele tem no currículo até uma indicação para concorrer ao Prêmio Nobel (da Paz em 2021). É uma pessoa muito importante na agricultura global. Se nós estamos plantando soja aqui em Mato Grosso, uma parcela de responsabilidade tem a ver com essa pessoa”.

Tecnologia

Durante o Show Safra, a programação contará com um momento voltado para a assinatura Pacto pela Inovação Lucas do Rio Verde. Será na terça-feira (21), às 17 horas. O pacto é um projeto construído pela comunidade, envolvendo poder público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil organizada.

“O pacto representa uma inovação, um apoio, uma infraestrutura, um marco regulatório para fazer de Lucas do Rio Verde um grande polo de inovação tecnológica, um modelo onde essa legislação, além de atrair investimentos e inovação tecnológica em novos negócios com base tecnológica, também terá a participação do município criando um Fundo Especifico de Inovação”, explica o prefeito Miguel Vaz, ao convidar a comunidade a prestigiar o ato.

Visita governador

Ao confirmar participação na abertura do Show Safra, o governador Mauro Mendes também confirmou presença no município para algumas inaugurações. O chefe do Executivo Estadual chegará ao município por volta de 14h30 de segunda-feira. A primeira inauguração será do Mercado do Produtor, no bairro Parque das Emas, às 15 horas. Depois, às 15h45, ele e comitiva participam da inauguração do Batalhão da Polícia Militar. Em seguida, às 16h30, Mendes inaugura a Ala Materno Infantil no Hospital São Lucas/Fundação Luverdense de Saúde. No local, ele visita o Centro de Imagens, onde está localizado o microscópio adquirido com recursos do Estado.

“São três momentos voltados para agenda do município, além da participação na abertura do Show Safra agendado para as 18 horas. Todos estão convidados para esses três horários”, reforça Vaz.

O prefeito luverdense aproveitará a vinda de Mendes e comitiva para algumas reuniões. Numa delas será momento para reivindicar efetivo para as forças policiais, além de outras pautas, como convênios para recuperação da MT 449, centro esportivos, do Parque S.

“Reivindicaremos aumento imediato de efetivos para Polícia Militar e Polícia Civil que estão com déficit grande. A cidade cresceu e o efetivo diminuiu. Então, o governador precisa saber disso, a gente vai fazer essa cobrança. Nós diariamente somos cobrados também”, explicou Miguel.

Sest/Senat

Ainda na segunda-feira, mas pela manhã, acontecerá o lançamento de obras do SEST/SENAT. O trabalho para a vinda da instituição começou em 2013 e vai ser concretizado com a Ordem de serviço, já contratada. Será no dia 20 10h30 numa das margens da MT 449, próximo a rotatória de acesso ao Industrial 5 e 6.

“Vai ser um grande equipamento público aqui no município para atender o setor de transportes, não só para qualificação de mão de obra, mas também para os serviços direcionados aos transportadores, motoristas de todas as categorias”, disse.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.