A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da secretaria de Planejamento e Cidade, realizou audiência pública nesta quarta-feira (27). O encontro, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, serviu para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O analista administrativo, Welder Maciel, explicou que na prática o município começa a se planejar para 2023. Ele disse que é necessário analisar o cenário econômico atual, analisando indicadores econômicos que impactam diretamente a vida das pessoas. Maciel observa que o país se prepara para uma eleição presidencial, enquanto o mundo acompanha a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Tudo isso traz variação para a nossa economia. É um desafio estimar o que vai ser a nossa arrecadação para o ano que vem. Ao mesmo tempo, na vertente da despesa, temos a inflação que está aumentando, a dificuldade do município de adquirir insumos, adquirir serviços, em razão da grande elevação dos preços”, explicou Maciel.
Além de se atentar para o futuro, o planejamento também analisa o passado recente. Por conta da pandemia, o orçamento da Secretaria de Saúde teve aumento considerável para suprir as demandas provocadas pelas ações de combate ao coronavírus. Helder Maciel cita a elevação dos preços de insumos de vários materiais indispensáveis para o funcionamento de PSF’s e do PAM (Pronto Atendimento Municipal).
LDO
O analista administrativo explica que a LDO é a base do orçamento. A partir da realização da audiência pública, a Secretaria de Planejamento e Cidade começa a elaborar o orçamento para 2023. Maciel disse que algumas ações já estão sendo definidas, como a construção de escolas, creches, PSF’s, além de ampliação de outros espaços públicos.