Um homem foi conduzido ontem à noite à Delegacia de Polícia Civil de Lucas do Rio Verde após descumprir medida protetiva expedida pela Justiça. Ele foi denunciado por violência doméstica e deveria se manter longe da ex-companheira.
A situação chegou ao conhecimento da Guarda Civil Municipal por volta de 21h59 quando a mulher acionou o botão do pânico. Com o sinal de alerta emitida pela vítima de violência doméstica, agentes da Guarda Civil Municipal foram avisados na base GCM e CIOSP.
De imediato, as três guarnições de plantão se deslocaram ao local cadastrado. Porém, ao chegar no local, o homem já havia fugido. Ao fazer rondas nas proximidades, uma das guarnições avistou o suspeito dentro de uma plantação soja na avenida das Nações, sentido Paço municipal. Ele foi detido e encaminhado para a delegacia para adoção de medidas cabíveis.
“O aplicativo é instalado nos celulares das vítimas com medida protetiva. Quando o agressor descumpre essa medida, a vítima aciona o alarme na central da Guarda Civil Municipal. E podemos localizar a vítima por GPS”, explicou a agente Tatiane Bento, da Patrulha Maria da Penha.
Rotineiramente, a Patrulha Maria da Penha, programa instituído em Lucas do Rio Verde pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Guarda Civil Municipal, faz visitas a vítimas que têm medida protetiva. O objetivo é acompanhar e constatar se os suspeitos têm mantido respeito à decisão judicial de não importunar suas ex-companheiras.