Cerca de 2,8 mil alunos, do 6º ao 9º ano, participaram da Mostra de Foguetes de Lucas do Rio Verde. Eles formaram 980 equipes que disputaram as prévias nas escolas. Os vencedores da primeira etapa participaram da etapa final nesta sexta-feira (06). Os lançamentos aconteceram no Estádio Municipal Passo das Emas.
Logo pela manhã, alunos e professores ocuparam as arquibancadas do estádio e acompanharam o lançamento. O cronograma foi iniciado com alunos dos anos iniciais. As equipes, formadas por dois ou três alunos, fizeram os lançamentos e acompanharam o desempenho dos foguetes.
A Mostra Municipal de Foguetes foi prestigiada pelo professor João Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Canalle é o coordenador da equipe que capacitou os professores luverdenses responsáveis pela orientação dos alunos participantes. O professor da UERJ se mostrou satisfeito com a iniciativa do município em realizar o evento.
“Feliz por ter feito a formação dos professores, no início de abril e assim, no intervalo de tempo de um mês, voltar aqui pra ver as escolas mobilizadas com seus alunos pra participar de um campeonato municipal”, destacou Canalle.
Ciência mais próxima
O professor da UERJ disse que eventos como o realizado nesta sexta-feira (06) ajudam a tornar o aprendizado mais atrativo. “Quando ele (aluno) fica só em cima do livrinho didático, vendo fotos, textos, aquilo parece muito distante dele. A atividade prática no ensino de ciências é fundamental”, valorizou. “Eles percebem que a ciência está muito próxima de nós”.
A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel ressaltou que a realização da Mostra Municipal de Foguetes deixa o conhecimento em destaque. Ela destacou o empenho dos mais de 160 professores envolvidos na formação e preparação das equipes. “Foram feitas as etapas dentro das unidades escolares e hoje os campeões das escolas presentes nesta Mostra Municipal”, pontuou.
Devido o envolvimento das escolas luverdenses, a secretária estima que a próxima edição deverá ter ainda mais participantes. “Para as próximas edições o desafio é expandir para as outras redes de ensino e também para as escolas da região”, antecipou.
Ao falar sobre a Mostra, a secretária de Assistência Social e primeira dama de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, disse que o momento é especial para o poder público e também para os alunos participantes. Professora de formação, Janice observa que a aprendizagem melhora com a apresentação de conteúdo didático de forma diferente. “E hoje foi o momento de mostrar o que aprenderam”, comentou, citando que Lucas do Rio Verde é o primeiro município de Mato Grosso a realizar este tipo de evento. “(A Mostra) é um pequeno começo, mas acredito que vem um futuro grandioso por aí”.