O sistema de coleta de resíduos de Lucas do Rio Verde foi um dos destaques no Estado na década passada, quando foi implantado. Desde então, o poder público vem trabalhando campanhas para orientar a população sobre a importância de descarte adequado do lixo produzido nas residências.
Aliado a isso, foi criado um Ecoponto, onde o lixo destinado para reciclagem pode gerar renda a famílias luverdenses. Esta ação impediu, por exemplo, que 1.217 toneladas de materiais recicláveis deixassem ir para a natureza somente em 2022.
Apesar desse trabalho, há ainda exemplos que não devem ser seguidos. Um deles foi flagrado por equipes da coleta de resíduos do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) nesta terça-feira. Eles encontraram um contentor com descarte incorreto de materiais.
O flagrante foi feito no bairro Cerrado, onde um morador colocou quase uma árvore inteira dentro do container.
“Bem diferente do que esse morador do bairro Cerrado fez, o contentor azul serve para guardar os materiais recicláveis, que vão virar dinheiro. Podas de árvore e corte de grama devem ser destinados por meio do Cronograma de Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras. Colabore com a reciclagem e com quem depende dela para viver!”, chama a atenção a postagem feita pelo poder público.
Além de impedir que materiais recicláveis sejam descartados adequadamento, a medida pode causar danos ao contêiner, prejuízo que acaba sendo absorvido pela própria comunidade.