“São investimentos fortes para que a gente transforme Lucas do Rio Verde numa cidade referência em segurança, quiçá a cidade mais segura de Mato Grosso”. A declaração do prefeito Miguel Vaz foi dada durante a entrega de três veículos para a Guarda Municipal. O ato aconteceu no início da manhã em frente ao Paço Municipal. Várias autoridades, entre elas representantes das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Câmara de Vereadores, participaram do ato.
Uma das viaturas entregues atenderá a Patrulha Maria da Penha, um dos programas voltados para reduzir os casos de violência contra a mulher no município.
O prefeito luverdense observou que os investimentos são necessários para dar mais segurança à população. “Temos ainda mais investimentos que estão sendo feitos na parte tecnológica”, acrescentou, citando a instalação de câmeras e o fortalecimento do centro de monitoramento.
Maior qualidade de trabalho
O supervisor da Guarda Municipal, tenente J. Lima, pontuou que a aquisição dos veículos vai melhorar as condições de trabalho dos agentes. Lima observou que a demanda de trabalho é bastante grande e a melhoria das ferramentas disponibilizadas podem influenciar positivamente na produtividade.
“É um incentivo a mais, é uma estrutura de trabalho que estamos recebendo. Vai nos auxiliar e muito”, destacou.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, a renovação da frota vinha sendo trabalhada desde o início de 2021. Ele comentou que até o final do ano outras viaturas devem ser adquiridas para a Guarda Municipal, que deve receber novos investimentos.
“Temos que dar condições para que possa prestar um trabalho cada vez melhor. Tem a questão de humanização da GM, do Estatuto da Guarda que estamos fazendo, da previsão de colocá-los armados até o final do ano. Situações que pretendemos criar para ter segurança melhor”, explicou.
Para o comandante da Polícia Militar em Lucas do Rio Verde, tenente coronel Sechi, o investimento na Guarda Municipal tem reflexo direto na atuação das forças de segurança. O oficial comentou que o investimento em infraestrutura motiva os integrantes da instituição. “Quando temos viaturas novas circulando pela cidade, isso ajuda a influenciar no nosso objetivo, que é a ostensividade”, ressaltou, destacando que ajuda a transmitir a sensação de segurança ao trafegar pelas ruas da cidade.
Sinalização viária
No ato também foi entregue um veículo que será usado para fazer a sinalização viária do município. Responsável pela equipe que atua neste segmento, Melquisede Mariano Lima diz que o caminhão vai permitir otimizar os serviços. “Vai permitir aumentar três vezes mais o potencial de trabalho”, adiantou.
O veículo vai melhorar, por exemplo, o transporte dos funcionários que executam os serviços de pintura das vias públicas. O usado anterior não tinha capacidade para transportar uma equipe maior, dependendo então, de um segundo veículo para essa finalidade.