Meio Ambiente ensina crianças a plantar árvores na Semana do Bebê em Lucas do Rio Verde

Secretaria também fez plantio em uma escola particular da cidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

meio ambiente ensina criancas a plantar arvores na semana do bebe
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Plantar o futuro hoje para colher bons frutos amanhã: assim foi a ação realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que ensinou crianças na faixa etária de 4 anos a plantar mudas de árvores, um incentivo à educação ambiental em Lucas do Rio Verde, como parte da Semana do Bebê.

Duas turmas do Centro de Educação Infantil Paulo Freire conferiram de perto como plantar uma árvore, na manhã desta quinta-feira (12). Os servidores da pasta primeiro apresentaram as mudas aos alunos, explicando que a pequena plantinha pode se tornar uma grande árvore.

Em seguida, os pequenos entenderam qual a importância que uma árvore tem, das folhas que dão sombra, dos frutos que viram alimento para os animais e humanos e também o seu papel no ecossistema como um todo, na geração de oxigênio, que reflete também na qualidade do ar e na temperatura da localidade.

As mudas da espécie oiti foram plantadas no canteiro central do estacionamento da unidade de ensino, em um local bastante visível para que as crianças consigam acompanhar o crescimento da planta. O passo a passo do plantio também foi bastante explicativo: retirar a muda do saco plástico (se houver), colocar no buraco, jogar a terra – de preferência adubada – e molhar.

Uma escola particular da cidade também recebeu a mesma ação de plantio de mudas no início do mês. Após a breve palestra dos servidores, os alunos plantaram as mudas de espécie brinco-de-índio.

SEMANA DO BEBÊ

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dedicada a promover os cuidados e garantir o desenvolvimento integral e saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Em 2021, com o tema “Por um olhar para a inclusão de crianças: garantindo os direitos das crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras”, algumas secretarias municipais realizarão atividades relacionadas aos cuidados e bem-estar social na primeira infância.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.