Material lúdico educativo é fornecido ao CAPS e CAM de Lucas do Rio Verde

Os objetos foram providenciados pela Gestão Municipal

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

material ludico educativo e fornecido ao caps e cam de lucas do rio verde
Divulgação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última sexta-feira (03), a entrega de material lúdico educativo para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e para o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM) do município.

Ao todo, foram quase 200 itens, entre jogos, quebra-cabeças, bonecas, carrinhos, ferramentas de brinquedo, materiais de simulações sensório-motoras, entre outros.

“A ludicidade é fundamental para os pacientes, pois, além de fortalecer a socialização, é extremamente revelante para o tratamento, estimulando-os por meio das brincadeiras, do conhecimento pedagógico, da coordenação motora, sensorial e do desenvolvimento dos mesmos”, declarou a coordenadora de saúde mental de Lucas do Rio Verde, Daiane Silva, durante o ato de entrega.

O CAPS de Lucas do Rio Verde, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, nº 280 S, bairro Alvorada, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e atende pacientes de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, além de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A equipe é formada por 1 médico psiquiatra, 1 médico clínico com especialização em saúde mental, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 pedagogo, 1 fonoaudiólogo e 1 técnico em enfermagem. Há atendimentos individuais, de pais, oficinas terapêuticas, grupos de atendimento a família, visitas domiciliares e matriciamento a rede de atenção psicossocial. Os usuários são atendidos sem a necessidade de encaminhamento dos PSFs.

Já o CAM, localizado na Avenida Espírito Santo, nº 1253 S, bairro Jardim das Palmeiras, funciona nos mesmos dias e horários, e realiza atendimento individual para pessoas de qualquer faixa etária com transtorno mental mais prevalente e de gravidade moderada, como também pacientes com queixas auditivas, alterações na fala e na linguagem. O centro, que é um ambulatório de saúde, conta com uma equipe de profissionais formada por 4 psicólogos, 2 fonoaudiólogos e 1 nutricionistas. Para encaminhamento, o usuário deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Os serviços oferecidos no CAPS e CAM são pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como prioridade a estimulação do desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes luverdenses que necessitam de um cuidado especializado.

A reabilitação, ofertada nesses serviços municipais, visa a qualidade de vida e a estimulação do desenvolvimento saudável dos usuários, possibilitando a promoção e a prevenção de transtornos mentais.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.