Nesta terça-feira (29), a Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Sinop, dá início a uma série de atividades em Lucas do Rio Verde, promove a segurança aquática e facilita a regularização de documentos de embarque. A programação inclui uma palestra ministrada pelo Capitão-Tenente Renato da Conceição Rocha e o funcionamento de um gabinete itinerante de atendimento até dia 31 de outubro.
O Secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, Coronel Cunha, destacou a importância da ação para servidores públicos e forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. “Nossa região, rica em rios e com um número crescente de usuários de embarcações, demanda capacitação para garantir que o uso dessas águas seja feito com segurança. Essa integração com a Marinha traz um grande benefício para todos os envolvidos”, afirmou o secretário.
Além da palestra, o gabinete itinerante da Marinha permitirá que os moradores de Lucas do Rio Verde e possam regularizar a documentação de embarques e realizar serviços que normalmente exigiam deslocamento até Sinop. “Nossa presença aqui facilita o acesso aos serviços da autoridade marítima, como renovação de habilitação e inscrição de embarques, comodidade mais comodidade à população”, explicou o Capitão-Tenente Renato. O atendimento ocorre na Prefeitura de Lucas do Rio Verde, das 13h às 17h.
A Marinha reforça que o objetivo da ação é fortalecer a segurança da navegação e promover o uso responsável dos recursos hídricos, sem interferir no lazer ou nas atividades esportivas e recreativas. “Estamos aqui para trazer segurança e orientação, e não para criar barreiras. Queremos ajudar o município a desenvolver suas atividades aquáticas com responsabilidade e segurança”, concluiu o Capitão-Tenente.