Lucas do Rio Verde terá Mapa da Economia Criativa

Luverdenses podem responder ao questionário até 31 de outubro

Fonte: Redação com Assessoria

musicos foto janderson kavano
Foto: Janderson Kavano/Ascom

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde iniciou uma pesquisa para a criação do Mapa da Economia Criativa da cidade. A iniciativa tem como objetivo identificar e compreender como as atividades culturais e criativas impactam a economia local, além de fortalecer o setor e proporcionar mais oportunidades para seus agentes.

Os interessados em participar podem responder ao questionário até 31 de outubro de 2024, disponível no seguinte endereço eletrônico forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=1459KTXY78VZNQWMUJSI.

Economia Criativa

A economia criativa abrange atividades que transformam criatividade, conhecimento e talento em produtos e serviços de valor, gerando emprego, renda e inovação. Setores como artes visuais, cinema, música, teatro, design, audiovisual, moda e muitos outros fazem parte desse ecossistema. O mapeamento permitirá não apenas um diagnóstico preciso de como esses setores estão estruturados, mas também apontará as necessidades e os desafios enfrentados por esses profissionais.

A supervisora do Programa, Christine Rigo, ressalta a importância estratégica desse levantamento. “O Mapa da Economia Criativa é uma ferramenta fundamental para orientarmos políticas públicas que realmente atendam às demandas do setor. Entender o alcance e o impacto dessas atividades nos ajuda a fomentar o crescimento sustentável da cultura e a desenvolver ações que fortaleçam os profissionais criativos.”

O objetivo do mapa é, além de gerar dados estatísticos, servir como um guia para a formulação de estratégias que promovam a inovação, capacitação e expansão das atividades criativas, alinhando o setor com o desenvolvimento econômico da cidade.

“O Mapa da Economia Criativa será uma ferramenta valiosa não apenas para o Poder Público, mas também para empreendedores, artistas e investidores que buscam oportunidades nesse crescente setor. A previsão é que esse levantamento ajude a cidade a se consolidar como um polo criativo, com grande potencial de atração de investimentos e inovação”, destaca Christine.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.