Manter caderneta de vacinação em dia é importante em todas as fases da vida

Além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza, diversas outras fazem parte do calendário nacional de imunização e estão disponíveis nos PSFs

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

manter caderneta de vacinacao em dia e importante em todas as fases da vida
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Manter a caderneta de vacinação em dia é importante em todas as fases da vida. Entretanto, no período de final de ano, a cobertura vacinal se torna ainda mais importante, já que o objetivo é passar as festividades próximo aos amigos e familiares.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça que, além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza, diversas outras fazem parte do calendário nacional de imunização e estão disponíveis nos PSFs.

Algumas doenças, como sarampo, difteria e paralisia infantil ainda circulam ativamente pelo mundo. Por isso, é fundamental que a população esteja em dia com a imunização, para evitar reaparecimento dessas enfermidades.

“Manter o calendário vacinal em dia é importante para que possamos garantir proteção à saúde de todos, e evitar a volta de doenças que já não fazem mais parte do nosso cotidiano, como a Coqueluche, Sarampo, Paralisia Infantil e até mesmo a Covid-19, na forma mais grave da doença. Por isso, contamos com vacinas para todas as etapas da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Município possui 15 salas de vacinas, além de duas no setor rural. Lembrando que a vacina ainda é o melhor remédio, você se protege e também a quem você ama”, pontua Soeli Tomazi, Técnica de enfermagem da sala de vacina.

Seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada é bastante importante em todas as idades, não só para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar à morte, como é o caso da meningite.

“As vacinas são seguras, preventivas, protegem contra a morte e contra doenças graves já erradicadas que podem causar problemas para toda a vida, como é o caso da poliomielite. As campanhas e ações de imunização são feitas com o objetivo de conscientizar a população, orientar e mostrar a real importância de tomar as vacinas corretamente”, pontua a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Regina Engelmann.

Lucas do Rio Verde é referência em imunização. Recentemente, o município adquiriu dois novos veículos com recursos das duas premiações do Governo de Mato Grosso, através da excelente performance junto ao Programa “Imuniza Mais MT”.  Os recursos das premiações somaram o valor de R$ 350 mil.

“Se alguém tem dúvidas se já tomou todas as doses necessárias, ou se ainda falta alguma vacina, procure orientação no posto de saúde mais próximo. Precisamos nos conscientizar para não deixarmos a saúde em segundo plano”, reforça a supervisora da Vigilância em Saúde.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.