Com aproximadamente 10 anos prestando serviços à população de Lucas do Rio Verde, a médica Fernanda Ventura foi convidada pelo prefeito eleito Miguel Vaz, a assumir a Secretaria de Saúde do município, a partir de 1º de janeiro de 2021.
Concursada, Ventura atuou na atenção básica, passando por diversas áreas de saúde pública municipal, deixando excelente trabalho na Central de Regulação e contribuiu também nas ações do Hospital São Lucas.
Ao aceitar o convite para gerir a Secretaria de Saúde, Fernanda Ventura se mostrou muito feliz e comentou sobre os desafios que a pasta oferece.
“Sinto-me muito feliz e ao aceitar o convite do prefeito Miguel, acredito que seja uma maneira de retribuir tudo que aprendi enquanto servidora pública de Lucas do Rio Verde. Me sinto preparada para esse momento”, disse.
Questionada sobre as ações a serem desenvolvidas na área da saúde, principalmente em relação à contenção dos casos de contaminação por conta da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), a futura Secretária destacou que será imprescindível manter a população otimista.
“A pandemia é algo realmente desafiador e precisamos manter a população otimista e motivada a manter os cuidados, pois vemos que as pessoas estão cansadas desse processo todo. Infelizmente tivemos muitas vidas ceifadas e outros que ficaram com sequelas da doença, então precisamos cuidar disso e tentar ofertar o serviço de qualidade para as pessoas que possam vir a adoecer”, explicou.
Na visão da profissional, é preciso que o paciente ao chegar à unidade de saúde, tenha um bom atendimento com profissionais qualificados e acesso aos serviços de maneira desburocratizada.
“Porém, o mais importante é que a população tenha paciência e se manter firme nos cuidados contra a Covid. O que mais salva vida é o uso da máscara, a higienização, o distanciamento social, cuidados com o grupo de risco. Não podemos afrouxar essas medidas, pois mesmo com medicamentos a disposição, com leitos de UTI, ineditamente algumas pessoas vão morrer, e não queremos isso. O desafio é evitar ao máximo que as pessoas adoeçam” reforçou Ventura.
Para o exercício 2021, a Secretaria de Saúde contará com um orçamento previsto na casa de R$ 79 milhões. A nova Secretária contará, além da experiência adquirida, com o acompanhamento do vice-prefeito Márcio Pandolfi.
Pandolfi foi Secretário de Saúde por cinco anos, nas gestões dos ex-prefeitos Otaviano Pivetta e Marino Franz.
Veja também