Pais, familiares, amigos e colegas praticamente lotaram as arquibancadas do Ginásio Rio Verde na noite chuvosa de sexta-feira (29) para acompanhar a abertura dos Jogos Escolares Municipal 2019. Ao todo, 14 escolas das quatro redes de ensino – municipal, estadual, federal e particular – e mais de 750 atletas distribuídos em 150 equipes estão inscritos para participar da competição.
Os jogos serão disputados nas modalidades de atletismo, futsal, handebol, voleibol, badminton, natação, tênis de mesa e xadrez e divididos em duas categorias: a B, para atletas de 12 a 14 anos, e a A, para atletas de 15 a 17 anos. Organizada conjuntamente pelas secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, a competição se estenderá até o dia 07 de abril e os vencedores estarão automaticamente classificados para os Jogos Escolares da Juventude.
Ao declarar abertos os Jogos Escolares e saudar os jovens atletas na cerimônia de abertura do evento como representante do prefeito Luiz Binotti, o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, destacou a preocupação da gestão em melhorar as condições oferecidas para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens luverdenses. “A administração tem se empenhado e investido para garantir que nossos alunos também se destaquem fora das salas de aula e possam engrandecer cada vez mais o nome do nosso município”, disse.
Para a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, a participação em competições de esportes coletivos representam o ponto alto da dedicação de professores e alunos nos treinamentos nas unidades escolares, com vários benefícios para a formação das crianças e jovens, seja na cognição, cooperação, inclusão, convivência social, respeito às limitações e aprendizagem com erros e frustrações ou na aplicação de táticas e estratégias. “Os jogos trabalham a formação humana, a vivência dos fundamentos, a compreensão das regras, o trabalho em equipe e a importância do desempenho de cada um para que a equipe seja vitoriosa”, ressaltou.
O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Dal Berto, lembrou do investimento feito para melhorar a iluminação do Ginásio Rio Verde já para a realização destes jogos e que em breve também será providenciada a renovação da pintura das quadras de todos os equipamentos esportivos das unidades escolares. “Não mediremos esforços para oferecer as melhores condições para as práticas esportivas de nossos alunos.”
A condução do fogo simbólico foi feita pelas atletas Julya Delfino de França e Izabela da Silva Dorneles, da Escola São Cristóvão, que, em 2018, conquistaram o terceiro lugar nos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude, em Natal/RN. O Juramento do Atleta foi lido pela aluna Blenda Myllan da Silva Costa, da equipe de natação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).
Dois jogos de futsal foram realizados logo após a cerimônia de abertura. Por dois a zero, a Escola Estadual Dom Bosco venceu a equipe da Escola Estadual Ângelo Nadin. Na sequência, a equipe da Escola Estadual Militar Tiradentes foi goleada por 9 a 1 pelo IFMT.