Mais de 46 mil pacientes faltaram aos exames marcados neste ano em Lucas do Rio Verde

As ausências sem justificativa provocam prejuízos nas filas para atendimento

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

mais de 46 mil pacientes faltaram aos exames marcados neste ano em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

De janeiro até agosto de 2022, o número de pacientes faltosos nos exames marcados pelo Laboratório Municipal de Luca do Rio Verde chegou a 46.260. Estas ausências sem justificativa provocam prejuízos nas filas para atendimento.

Pacientes que não comparecem aos exames marcados acabam prejudicando tanto a si como também a rotina do Laboratório Municipal e, principalmente, outros pacientes que poderiam ocupar aquele horário que, por algum motivo, acabou ficando vago.

Segundo a coordenadora do Laboratório, Fernanda Dotto, “o objetivo da unidade é proporcionar, todos os anos, aumento de exames para população luverdense. A equipe busca atender com qualidade e segurança, como todo serviço há um limite técnico e físico, mas quando observamos o número de exames não realizados por falta dos pacientes ao horário de coleta, nos causa grande frustração, pois são vagas limitadas e, se informada a falta, poderíamos atender outro cidadão e otimizar o acesso aos exames ofertados”, explica.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que, caso não possa comparecer ao exame, comunique a ausência com antecedência para que esta vaga possa ser redirecionada a outras pessoas.

O Laboratório Municipal está localizado na Avenida São Paulo, nº 489 E, bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h das 13h às 17h.

Agendamento

Para fazer exame no Laboratório Municipal, o cidadão deve fazer agendamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30. Apenas para casos de urgência o agendamento poderá ser feito até às 11h. Após o agendamento, o paciente recebe uma guia com o horário para coleta.

Nesse método, o usuário visualiza o horário de seu atendimento escrito em guia e possibilita que ele não precise aguardar durante um longo tempo na fila, devendo chegar em torno de 15 minutos antes do horário agendado.

Para coleta, a unidade faz a distribuição de senhas com disponibilidade de 150 exames a cada 30 minutos, sendo: das 6h às 6h30 – para 150 exames, das 6h30 às 7h – para 150 exames, em seguida das 7h às 7h30 para 150 exames e às 7h30 – mais 150 exames.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.