Mais de 100 alunos da Escola Municipal Caminho para o Futuro se formam no ciclo inicial do Proerd

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental concluíram o ciclo inicial do programa, que abordou álcool, cigarro, trânsito, controle emocional e tipos de assédio

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Mais de 100 alunos da Escola Municipal Caminho para o Futuro se formam no ciclo inicial do Proerd
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Na manhã desta quarta-feira (10), 110 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Caminho Para o Futuro, se formaram no ciclo inicial do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa é uma parceria de mais de 20 anos entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.

A cerimônia foi realizada no ginásio da escola e reuniu autoridades como o comandante do 13º Batalhão da PM, Major Pazim, representantes da Câmara Municipal, além das famílias e profissionais de educação da unidade de ensino.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos concluindo o ano letivo com a formatura do Proerd, uma etapa voltada para os alunos do primeiro ano, que contribui de forma precoce para o desenvolvimento de cuidados essenciais, como prevenção, autocuidado, para evitar que eles sejam expostos às drogas. Encerramos este momento com muita alegria e já estamos pensando no ano de 2026, pois entendemos que o Proerd é uma parceria importante e necessária, que se mantém fundamental para somar ao dia a dia das nossas escolas e ajudar a formar nossas crianças de maneira mais segura”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O soldado Alex Porto, que conduziu as turmas de formandos, explica que o ciclo inicial tem uma dinâmica diferenciada devido à idade dos alunos, sendo mais voltado para conversas e orientações. “Trabalhamos alertando e explicando noções básicas sobre drogas, especialmente álcool e cigarro, que são mais comuns no cotidiano familiar. Também ensinamos sobre trânsito, controle emocional e alguns tipos de assédio. Os alunos são muito engajados; um deles, por exemplo, me contou que alertou o pai para respeitar a placa de pare, porque aprendeu com o Programa. Dessa forma, já conseguimos perceber que nosso trabalho surte efeito a curto prazo”.

“O Proerd tem a função de preparar nossos jovens para dizer não às drogas lícitas e ilícitas, e já apresenta resultados positivos para a sociedade, formando cidadãos que se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no programa”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha.

Durante o evento, foram premiados os alunos que produziram as melhores atividades para expressar os aprendizados que receberam ao longo do programa. Também foi realizada a entrega simbólica dos certificados para os formandos.

[Continua depois da Publicidade]

O tradicional juramento, no qual os alunos se comprometem com uma vida longe das drogas e da violência, foi conduzido pelo estudante Lorenzo Manica.

“Foi muito bom, porque aprendemos coisas importantes para crescer e ter um bom futuro. Por exemplo, aprendemos que precisamos parar na placa de pare, senão pode acontecer um acidente”, contou a aluna Emily Carneiro.

Para finalizar a formatura, as crianças cantaram e realizaram a coreografia da Canção do Proerd junto com o mascote do programa, o leão Daren.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .