Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, o mutirão de limpeza já passou por mais de 10 bairros desde o início da ação. Apesar das chuvas mais intensas durante os últimos dias, o cronograma está sendo mantido sem atrasos pelas equipes de operação.
Nas duas primeiras semanas da ação foram 200 cargas retiradas dos bairros Jaime Seiti Fujii, Vida Nova, Parque das Américas, Parque das Araras (região do Vival dos Ipês), Cerrado, Imperial, Bom Jesus, Ventura, Veneza e Jardim Europa.
Nesta quinta-feira (18), as equipes iniciaram outra etapa da ação, estendendo a coleta pelo bairro Jardim Amazônia. A partir de amanhã (19), o mutirão deve passar pelo bairro Jardim Primaveras.
Outros bairros devem ser atendidos, de acordo com o cronograma, até o início do mês de dezembro.
O mutirão de limpeza é idealizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras e conta com ações das secretarias de Meio Ambiente, com a fiscalização dos terrenos, e de Saúde, com o trabalho dos agentes de endemias, além da parceria com as demais secretarias municipais, unidades de saúde, escolas e instituições privadas que auxiliam com caminhões e outros maquinários.
O que pode ser levado
Serão recolhidos materiais de pequeno porte, como móveis usados, galhos de árvores, restos de grama, entre outros materiais que necessitam de um local para ser destinado. Já os materiais de grande volume, como demolição, grandes obras e podas e cortes grandes não fazem parte do mutirão e é responsabilidade do morador dar destinação final a estes resíduos.
Limpeza urbana
Simultâneo ao trabalho do mutirão, as equipes de limpeza urbana continuam atuando em todos os bairros da cidade, com cronograma específico para coleta de materiais, como móveis velhos, massa verde em pequena quantidade e corte de grama devidamente armazenado em sacos.