Quando os ponteiros do relógio marcam perto das 7h de um dia de vacinação contra a Covid-19, em Lucas do Rio Verde tudo já está pronto para receber a população. E nesta quarta-feira (11) não foi diferente. Filas de pessoas e carros marcaram a vacinação para o grupo de 34 anos completos ou mais, no Parque de Exposições, o “QG” da vacinação na cidade.
Por parte dos servidores da Saúde, o trabalho começa bem cedo e para tudo ficar pronto o balé de quem ensaiou na prática dá o tom do “evento”.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 1.083 pessoas. Uma delas foi a auxiliar administrativo Edilaine Oliveira, a primeira da fila de pedestres, tudo para se imunizar sem perder o dia de trabalho.
“Cheguei cedinho, pois tenho que trabalhar ainda hoje. A expectativa é muito grande”, contou a munícipe minutos antes de receber sua dose. Ela ainda se lembrou de levar um quilo de alimento não perecível para a campanha Vacina Solidária. A entrega dos alimentos está sendo feita às famílias em vulnerabilidade social.
Adriano Mendes é desenhista e também chegou cedo para se imunizar. Por ter a mãe com comorbidades, estava bastante ansioso pela sua dose. “Sempre estava perguntando para a assistente social que vai na minha casa quando ia ser o meu dia. Estou muito feliz, pois a minha mãe de 72 anos faz tratamento do câncer e não pode pegar de jeito nenhum”, desabafou aliviado.
Cristina Hemielevski de Souza, que trabalha na farmácia do PSF Tessele Junior, é uma das servidoras que vem auxiliando na aplicação das vacinas durante os drives.
“Eu adoro estar aqui, poder participar e ajudar sendo útil em um momento tão difícil. Já foram mais de seis drives que participei, em cada um deles cada equipe vacina uma média de 150 pessoas. É muito gratificante”, destacou a profissional da Saúde.
A organização da vacinação foi também elogiada pelo carpinteiro Rones Pereira. “Para mim foi excelente, tem bastante gente, mas o atendimento é ótimo. A fila anda rápido e você não perde muito tempo aqui. Se a pessoa estiver se sentindo bem dá até para ir trabalhar logo após a vacina.”
SEGUNDA DOSE
Assim como nas outras etapas, as pessoas vacinadas foram orientadas sobre a importância de estarem atentas à data do recebimento da segunda dose. Para as pessoas que se imunizaram nesta quarta-feira (11), a segunda dose está prevista para 08/09.
O Município realiza semanalmente convocações de segunda dose e é importante ressaltar que a imunização só é completa após a finalização do esquema vacinal.
VACINAÇÃO 32+
Nesta quinta-feira (12), serão imunizadas pessoas com 32 anos completos ou mais. A vacinação será das 7h às 10h, no Parque de Exposições, em forma de drive-thru, com entrada pela Avenida Beira Mata, e também
acesso para pedestres. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, carteira vacinal e comprovante de residência. Também serão arrecadados alimentos não perecíveis para a campanha “Vacina Solidária”.
Todas as vacinas disponíveis no Brasil são seguras, eficazes e aprovadas pela Anvisa. Não escolha a vacina, escolha se vacinar!