Lucas: Secretária diz que município vai acionar MS por mais doses de vacina anticovid

Fernanda Ventura observa que remessas enviadas não contemplam número de idosos a serem imunizados

Fonte: Da Redação

fernanda ventura
Arquivo

O cronograma de vacinação contra a covid-19 em Lucas do Rio Verde segue em ritmo lento. O motivo é o baixo número de doses de vacina anticovid enviado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação de idosos de 81 e 82 anos. Como as remessas são em número abaixo do contingente a ser vacinado, o ritmo fica abaixo do esperado pelo município.

A secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura, informou que Lucas do Rio Verde tem seguido o plano de vacinação. Por causa do pequeno número de doses encaminhado pelo Ministério da Saúde, o município ainda está atendendo o primeiro grupo prioritário.

“As doses que temos recebido não contemplam a totalidade das pessoas nessa faixa etária. Por exemplo, nós recebemos 13% do quantitativo que seriam destinados aos idosos acima de 75 anos, de 75 a 79. Porém, nós ainda não conseguimos finalizar a vacinação dos que tem acima de 80 anos”, detalhou Ventura.

“Já estamos acionando o Escritório Regional (de Saúde) e também o Ministério da Saúde para que eles mandem mais doses para repor essas que, de fato, vão faltar, porque a população que temos é superior ao número de doses que eles têm programado pra mandar”, reforçou.

Transparência

A secretária ressaltou que o município tem procurado ser o mais transparente possível. Um site, dentro do Portal da Prefeitura Municipal, reúne todas as informações acerca do enfrentamento da covid em Lucas do Rio Verde.

“Tudo o que a gente recebe, todas as atualizações do Plano de Vacinação, todas as notas fiscais de cada remessa de vacinas que a gente recebe, inclusive com a destinação, pra qual grupo de população-alvo, se é Coronavac, se é Astrazenica. Também tem o acesso ao site do Ministério da Saúde, onde a gente informa todas as doses, é só ‘puxar’ pelo município de Lucas do Rio Verde que consegue acessar também”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, o site também direciona para o Portal da Transparência. Ali estão disponibilizadas informações sobre a gestão da covid no município desde o início da pandemia.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.