Desde que passou a servir como unidade referência para atendimento de pacientes suspeitos ou com confirmação de infecção pela covid-19, o Pronto Atendimento Municipal de Lucas do Rio Verde teve quase 8 mil atendimentos. Alguns foram pessoas internadas na enfermaria local. Nesta terça-feira (11) o boletim coronavírus, divulgado pela Secretaria de Saúde, informou não haver pacientes internados na unidade.
O fato foi comemorado pela secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura. Durante a entrevista onde anunciou a vacinação para pacientes com comorbidades, a secretária mencionou a redução de casos graves e destacou a importância da campanha de vacinação. “Já não temos casos graves de pacientes idosos, por exemplo, principalmente os que receberam a segunda dose. A vacina está sendo eficaz, cumprindo com o propósito e nós temos o maior interesse de vacinar, o quanto antes, o maior número de pessoas”, analisou. “E ontem foi o primeiro dia que não tivemos pacientes internados no PAM, foi um dia bastante rico pra nós”, destacou.
Risco moderado
Ventura antecipou que o município reduziu o risco de contágio da covid-19 de ‘Alto’ para ‘Moderado’. Contudo, a secretária fez questão de ressaltar a necessidade de atenção pela comunidade para evitar o avanço do novo coronavírus. “Mas a gente não pode se descuidar, porque a vacina não impede a transmissão. Logicamente que ela diminui, mas não impede. E a gente precisa continuar com os cuidados”, salientou.
Os cuidados recomendados são o uso de máscara facial, de álcool para higienização das mãos e distanciamento social, para evitar aglomerações.
Números
O PAM passou a funcionar com exclusividade para combate à Covid-19 em 29 de março. Até ontem (12) foram realizados 7.877 atendimentos. Neste período, 81 pacientes foram internados na enfermaria, que tem capacidade de 15 leitos. Dos 81 pacientes, 49 são considerados recuperados, tendo obtido alta.