Começou a tramitar na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde o projeto que cria auxílio financeiro a pequenos empreendimentos afetados pela pandemia. O ‘Fundo de Crédito Pagador do Programa Lucas Forte de Novo’ prevê repasses que podem chegar a R$ 20 mil sem juros. Deverão ser atendidos microempreendedores individuais (MEI’s), microempresários e empresas de pequeno porte.
A medida compõe o plano de mitigação dos impactos econômicos e sociais durante o período de isolamento social para contenção do novo coronavírus, que visa preservar o nível de renda dos trabalhadores ocupados e a saúde financeira das empresas. “Através deste programa, o agente financeiro ficará autorizado a promover saque unicamente para cobrir as despesas relativas ao crédito concedido e no limite dos recursos depositados no Fundo”, justifica o Poder Executivo.
O presidente da Câmara, Daltro Figur, elogiou a proposta do Executivo e disse que os vereadores vão dar celeridade na análise nas reuniões de comissão. Com isso, a ideia é votar o projeto já na próxima sessão. “Já vai estar na pauta. Se tiver apoio, votamos em primeira e única (votação). E a partir daí as pessoas já vão poder procurar a Prefeitura”, declarou.
Indicações
Na sessão desta segunda-feira (19) foram apresentadas 15 indicações sobre assuntos diversos. Os vereadores indicam reforma em ginásio de esportes, instalação de ciclovia em rodovia vicinal, aquisição de ônibus adaptado para a APAE e construção de unidade básica de saúde.
Há indicações também para implantação de parque ecológico nas imediações do bairro Vida Nova, melhoria e construção de refeitório em escola municipal, além da construção de uma base de apoio para o Corpo de Bombeiros na região leste de Lucas do Rio Verde.
As indicações foram encaminhadas às secretarias municipais da administração pública.