A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovou em sessão única o projeto de lei que prevê auxílio financeiro a comércios que foram afetados pela pandemia de covid-19 no município. A matéria, de autoria do Executivo Municipal, atende os comércios que funcionam no período noturno. Elas tiveram o funcionamento restrito ao longo de boa parte do ano em razão de decretos de enfrentamento ao novo coronavírus.
O projeto faz parte do programa Lucas Forte de Novo. Com a aprovação de um fundo garantidor, empreendedores com restrições fiscais poderão ter acesso aos empréstimos que atenderão microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte, que podem pegar de R$ 10 mil a R$ 20 mil, conforme sua categoria.
Os empreendedores atendidos pelo auxílio terão até 30 meses de prazo para pagamento com taxa de juros de 0% ao tomador final. Para ter acesso, ele deve enquadrar-se nas políticas de crédito do agente financeiro conveniado e não ser tomador do Programa Desenvolve MT.
“Já temos bancos interessados, em razão das garantias que eles têm nesses recursos. Creio que não terá dificuldades”, pontua o presidente da Câmara de Vereadores, Daltro Figur, ao comentar sobre a aprovação da matéria que será encaminhado para a sanção do prefeito Miguel Vaz.
Outros projetos
Durante a sessão foram votados e aprovados outros 6 projetos, dois ligados ao programa Lucas Forte de Novo. Além disso, foram apresentadas 10 indicações que serão encaminhadas às Secretarias Municipais competentes.