Lucas: Manter ritmo de crescimento é desafio para Secretária de Desenvolvimento Econômico

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo com ASCOM

WhatsApp Image 2019 01 29 at 10.19.06

Há cerca de um mês frente à Secretaria de Desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde-MT, João Pagotto tem o desafio de manter o ritmo de crescimento do município, incentivando através da pasta, o desenvolvimento econômico, bem como atrair novos investimentos.

Uma das primeiras ações para o ano de 2019 é a instalação de um estacionamento para caminhões. Ainda não há um local certo para que seja realizada a obra, porém, de acordo com o Secretario, tratativas estão sendo feitas desde o início do ano para viabilizar o processo.

Pagotto manteve contato com empresários que mostraram interesse em construir o estacionamento. “Já fizemos várias reuniões, já está bem adiantado esse processo. Acredito que nos próximos estaremos fechando esse processo”, afirmou.

O objetivo com a instalação do estacionamento é evitar que os caminhões, que são os únicos meios de transporte para escoar a produção local e trazer produtos diversos ao município, fiquem parados nas ruas e avenidas da cidade, ao mesmo tempo em que proporciona um local seguro e que ofereça algumas comodidades aos motoristas.

A elaboração do projeto para construção do estacionamento para caminhões teve iniício no ano de 2013 na gestão do prefeito Otaviano Pivetta. Por se tratar de um estudo complexo e que demanda de parceria do poder público e da iniciativa privada, a atual gestão trabalha para a conclusão das tratativas para que o projeto saia do papel.

Outros projetos de relevância que estão em andamento na Secretaria de Desenvolvimento econômico é em relação a formação profissional, onde a prefeitura visa parceria com o Senai para viabilizar cursos para a população; revitalização do Aeroporto Municipal Bom Futuro.

No setor de obras, o secretário destacou a retomada da construção da infraestrutura do Espaço do Empreendedor, no Industrial V. “Tivemos uma procura muito grande pelos terrenos do Espaço do Empreendedor, somente neste mês já foram comercializados 10 lotes. Por isso, vamos retomar as obras de infraestrutura desta área que falta uma parte para finalizar, assim que parar as chuvas vamos dar início”.

Em 2018, a venda dos terrenos no Espaço do Empreendedor movimentou cerca de R$ 5,2 milhões. Pagotto pontuou que ainda existem terrenos disponíveis. “Os interessados em adquirir um terreno no local, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ainda temos lotes a disposição, é uma grande oportunidade, temos pagamento facilitado”.

Sobre o crescimento da cidade, o secretário apresentou alguns números. “Nós temos em Lucas do Rio Verde hoje 6.081 empresas cadastradas dos mais diversos segmentos. Destas empresas, 2.020 se instalaram no município nos anos de 2017 e 2018. É um número bastante expressivo e mostra a evolução do município. Agora com o título de Capital da Agroindústria esperamos que mais empresas venham e se estabeleçam em Lucas”.

Pagotto aproveitou a oportunidade para falar sobre os alvarás e os prazos que as empresas precisam cumprir. “Os empresários têm até dia 28 de fevereiro para fazer a solicitação e pagamento, ou no caso de empresas isentas, como os MEIs, devem trazer a declaração Simei e certidão de negativa, emitida junto ao Sebrae. Se houver dúvidas, os empresários podem procurar a prefeitura ou o contador para mais informações”.

Lucas do Rio Verde ocupa atualmente o 1º lugar no Estado de Mato Grosso no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.