O alto custo para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) torna inviável o benefício para famílias de baixa renda. Alguns Detran’s do país têm um programa que viabiliza a pessoas de baixa renda conseguir o documento. E ter a CNH em mãos pode significar melhoria na qualidade de vida do titular e seus familiares.
Na última sessão da Câmara de Lucas do Rio Verde o assunto foi abordado. Os vereadores Zinho Pereira e Marcos Paulista apresentaram indicação sugerindo que a CNH Social ou programa similar esteja ao alcance dos luverdenses.
“Tem muitos pais de família que não tem condição de fazer a CNH, visto que ela é muito cara”, ressaltou Zinho. “Com a Carteira de Motorista, tanto o homem como a mulher conseguem emprego melhor, conseguem uma renda melhor pra sua família”, acrescentou.
A ideia é conseguir apoio em âmbito estadual, já que o CNH Social é desenvolvido pelo Detran.
Na indicação, os autores lembram que os custos de taxas, exames, avaliações, curso teórico e curso prático para a emissão da primeira Carteira de Habilitação são altos. Os valores acabam pesando no orçamento, inviabilizando sua obtenção.
Atualmente, no mercado de trabalho, possuir habilitação para dirigir carro ou moto é requisito em muitas empresas para a contratação de funcionários. “Sendo assim oportunizar nossos jovens a conseguir sua Carteira de Habilitação os ajudará a ingressar no mercado de trabalho”, justificam os vereadores.