Integrantes das equipes das unidades de PSF que atendem aos bairros Primavera, Rio Verde e Jardim das Palmeiras participaram na tarde desta quinta-feira de uma capacitação sobre um tema considerado delicado.
Profissionais do CREAS, Centro de Referência Especializada de Assistência Social prestaram informações sobre o combate à violência infantil e direitos das crianças e adolescentes. A atividade faz parte das ações que visam a obtenção do Selo Unicef de município que respeita e valoriza o público infantil.
De acordo com a Dentista Fabíola Maísa Paludo, que atende na unidade de PSF VII, que sediou a capacitação, foram momentos importantes para o relacionamento entre os profissionais e o público atendido. “A capacitação foi direcionada para Agentes Comunitários de Saúde e servidores de outros setores da unidade, como os recepcionistas. É importante para que eles possam identificar possíveis abusos, diagnosticar, agir em defesa das vítimas, encaminhando a quem cabe a solução dos casos”, afirmou a profissional.
Ainda de acordo com a dentista, casos de violência infantil e violação dos direitos de crianças e adolescentes são mais comuns do que se possa pensar. E como os servidores das unidades de PSF atuam próximo às famílias, fica mais fácil intermediar apoio em casos dessa natureza.