Lucas do Rio Verde: Vereador justifica requerimento dizendo que ações no SAAE devem ser transparentes

Marcos Paulista solicitou informações sobre a mudança da autarquia que atuava em prédio próprio e mudou-se para espaço locado

Fonte: CenárioMT

sede saae
Desde o final de setembro o setor administrativo do SAAE funciona em prédio locado no bairro Rio Verde. (Foto: Ascom/PMLRV)

A Câmara de Vereadores aprovou esta semana requerimento que pede informações sobre a mudança de endereço do Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE) de Lucas do Rio Verde. Desde o final de setembro a autarquia funciona em um prédio locado na Rua Catuípe, bairro Rio Verde. Até então o SAAE atendia na Avenida Pará, bairro Cidade Nova, em prédio do município.

De acordo com a direção da autarquia, foi transferida para o novo endereço apenas o setor administrativo. A parte operacional segue funcionando no bairro Cidade Nova.

O requerimento é de iniciativa do vereador Marcos Paulista (PTB) e foi assinado pelos colegas Márcio Albieri (PSD), Wlad Mesquita (PRTB) e Marcelo Dal Berto (PP).

O documento pede cópia de contrato de aluguel, relação de gastos com a reforma e ampliação do prédio e de gastos com mobiliário. Também são solicitadas cópia do Projeto Arquitetônico da ampliação, relação de gastos com avaliação mobiliária e cópia do processo encaminhado à prefeitura municipal entre os meses de julho e agosto de 2020 referentes à nova sede do SAAE.

De acordo com Paulista, a ideia é trazer transparência na mudança de endereço da autarquia. “É trazer transparência para a população. Está dentro de minhas atribuições”, assinalou.

O vereador petebista citou que o SAAE tem um prédio na Avenida Brasil, próximo a agência do Sicredi, que poderia receber uma sede moderna e própria da autarquia. Paulista declarou que na gestão passada a gestão do SAAE chegou a fazer um estudo com este objetivo. “Pra construir a sede do SAAE”, reforçou.

“Eu não concordei em sair de um espaço próprio pra pagar aluguel num gasto que parece ser grande, mas nós vamos trazer informações que a população necessita”, ressaltou o vereador.

‘Não voto contra’

O presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, avaliou como normal a apresentação do requerimento, embora tenha declarado que as informações estejam disponíveis. “Não voto contra requerimento, acho que é um direito nosso. Se bem que as informações estão todas no Portal Transparência, é só acessar o SAAE no Portal Transparência”, assinalou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.