O próximo sábado, 20, será o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha, que iniciou nesta segunda-feira (15) em Lucas do Rio Verde, visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
Segundo a Secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, todas as unidades de saúde do município estão atendendo para fazer a atualização de vacinas. Ela chama a atenção para a vacinação contra a poliomielite, doença que provoca a paralisia infantil.
“É uma doença gravíssima que não tem tratamento, muito contagiosa e que recentemente tivemos um caso nos EUA. No Brasil ela é considerada erradicada há muitos anos graças a vacinação”, explica Ventura, citando que a pólio atinge crianças de até 5 anos.
A secretária reforça que, independente se a criança foi vacinada em campanhas anteriores, é necessário que receba a aplicação da vacina. “Todas as crianças de 4 anos completos, até 4 anos e 11 meses e 29 dias, devem comparecer às unidades de saúde para ser vacinada”, pontua.
Todas as unidades de saúde do perímetro urbano estarão abertas no próximo sábado (20).
Além da vacinação de crianças com até 5 anosa campanha busca ainda imunizar adolescentes com até 15 anos de idade (14 anos 11 m e 29), principalmente contra o HPV. Porém, toda a população que esteja com o esquema vacinal defasado pode atualizar a aplicação de doses de vacinas. “Todas as demais vacinas estarão disponíveis para todos os cidadãos, de qualquer faixa etária”, explica.
“Tire um tempinho esta semana. Se não conseguir, compareça no sábado para reforçar essa vacinação e evitar que casos de doença consideradas erradicadas voltem a acontecer em nossa população”, ressalta.
A campanha é sem agendamento e é importante levar a Caderneta de Vacinação.