O prefeito de Lucas do Rio Verde Luiz Binotti, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus em um morador da cidade. A informação foi passada em uma Live no Facebook no final da tarde desta quinta-feira (2).
De acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Bespalez, o resultado foi comunicado pelo Lacen – Laboratório Central de Mato Grosso – as 15h51m desta quinta-feira (02).
Lucas do Rio Verde conta com 36 casos suspeitos, sendo que 03 pacientes estão internados na UTI. Quatro casos descartados e um positivo.
“Já era previsto que chegariam casos positivos, assim como aconteceu em outros países e em outros municípios do Brasil(…).Mesmo antes de sair o resultado desse paciente e dos outros pacientes, já foi proposto o tratamento mesmo sendo considerado suspeito. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes foram contactadas e receberam orientações para ficar em isolamento, bem como são acompanhadas pela equipe da Vigilância em Saúde”, reforçou Bespalez.
A Secretaria de Saúde não descarta a possibilidade de que mais luverdenses estejam contaminados pelo novo coronavírus.
“Por isso, eu recomendo que continuam sendo importantes as medidas de higiene pessoal e também manter o distanciamento social. São os principais meios para combater o contágio, bem como para que possamos conseguir, até certo ponto, equilibrar a evolução da doença”, disse o Rafael, “pois o sistema de saúde de Lucas do Rio Verde ou de qualquer outro lugar do mundo, suportaria atender todas as pessoas ao mesmo tempo, caso contraiam o vírus”.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, pediu tranquilidade para a população e reforçou o pedido para que todos se protejam, tomando as medidas necessárias para evitar a contaminação.
“Todos nós sabíamos que o vírus iria chegar até nós. É importante que se a pessoa apresentar o sintoma que vá até uma unidade de saúde para que faça o isolamento, bem como as pessoas que tiveram contato fazer esse isolamento para evitar a propagação do vírus. Não é hora de correria desnecessária, de pânico ou de nos amedrontar. É hora de termos seriedade e responsabilidade. Você cidadão é responsável e tem que se cuidar”, comentou o prefeito Binotti.
O comércio de lucas do Rio Verde deve permanecer em funcionamento, porém, devendo seguir as medidas de segurança e higienização, bem como evitar a aglomeração de pessoas dentro das empresas.
As aulas permanecerão suspensas até o dia 30 de abril, bem como eventos que possam aglomerar pessoas.
Quinta-feira (02): Mato Grosso registra 41 pacientes confirmados de COVID-19