Lucas do Rio Verde se prepara para sediar a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa estadual. O evento será realizado no dia 31 de agosto, na Escola Municipal Érico Veríssimo, a partir das 7h. Participam os estudantes de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico.
Ao todo, serão 63 equipes de Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Cuiabá, somando mais de 240 alunos.
A competição será dividida em três níveis, sendo: Nível 0 – alunos do 1º ao 3º ano (entre 6 e 8 anos de idade) do ensino fundamental; Nível 1 – com alunos do 1º ao 8º ano (entre 6 e 13 anos de idade) do ensino fundamental (podem avançar para fase nacional); Nível 2 – alunos do 8º e 9º ano (alunos de 13 anos para cima) e alunos do ensino médio e técnico.
Este é o terceiro ano que o município recebe a competição, devido ao grande número de inscrições realizadas pelas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde. As equipes se apresentarão de manhã e de tarde, sendo 10 equipes no Nível 0, 8 equipes no Nível 2, no período matutino, e 37 equipes no nível 1, no vespertino.
A OBR busca se adaptar tanto ao público que nunca teve contato com robótica, quanto às escolas que já integram a robótica educacional, com o propósito de inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Nesta competição os alunos devem construir e programar robôs autônomos, ou seja, que não tenha interferência humana em seu funcionamento, percorrendo um circuito pré-determinado, (sorteado de antemão) com obstáculos, que os leva a uma sala de resgate, onde vítimas (bolinhas de isopor) devem ser resgatadas.
Neste ano, foi lançada uma novidade, a modalidade artística, onde os alunos deverão fazer um robô interagir com uma apresentação artística. Nesta modalidade haverá 7 equipes participando, 6 do nível 1 e 1 do nível 2.
Os portões estarão abertos ao público que desejar acompanhar a competição das 7h às 11h e das 13h às 17h.